Alunos e egressos de enfermagem participam do VI Simpósio Brasileiro de Estomoterapia Norte-Nordeste

Por Giovana Andrade

Alunos, egressos e coordenadora da Especialização em Estomaterapia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), participaram do VI Simpósio Brasileiro de Estomoterapia Norte-Nordeste, realizado no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador nos dia 24 a 26 de setembro.

O Simpósio Brasileiro de Estomaterapia Norte-Nordeste é um evento anual, com duração de 2 dias, que acontece na região norte-nordeste com o objetivo de difundir o conhecimento na área de estomias, feridas, incontinências para profissionais de saúde de diferentes regiões do país. O tema central desse ano foi empreendedorismo na estomoterapia.

A coordenadora de Pós-graduação em estomoterapia ,Prof. Dra. Sandra Marina, destaca que foi um encontro de 30 anos da Sociedade Brasileira de Estomoterapia (SOBEST), da qual é membro da diretoria.

” No evento participaram em torno de 29 alunos da UESPI alguns de forma presencial e outros no formato online, pois o evento era hibrido. Esse encontro é de grande importância pois trata das novas tecnologias e nós que trabalhamos prestando assistência precisamos sempre está por dentro. Além disso é fundamental para os alunos essa integração com os pesquisadores de renomes nacionais”.

Comemoração dos 30 anos

Diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST)

Ela ainda ressalta um momento histórico no evento. ” Antigamente tínhamos 15 seções na sociedade e era uma meta antiga que nós tivéssemos a seção Piauí. O pré- requisito pra se ter uma sessão Piauí é que a pessoa que fez a especialização seja titulada pela sociedade, até então eu era a única titulada,  e nesse ano com muito orgulho a nossa egressa Raquel Santos foi titulada e conseguiu abrir a seção Piauí, com isso, teremos muitas atividades e  na próxima semana já vamos ter reunião para que tenhamos muitos eventos científicos e capacitações”.

Raquel Santos, egressa da primeira turma de Estomaterapia da UESPI, conta como foi o processo para conseguir o titulo. “Em julho de 2022, recebi presencialmente no Congresso Paulista de Estomaterapia. E agora em agosto reunimos os estomaterapeutas que tinham critérios para fazer a composição, enviamos a documentação solicitada para sede da SOBEST em São Paulo e no dia 25 de setembro foi a abertura da sessão e foi aprovada por unanimidade em assembleia. Eu fui eleita presidente da seção SOBEST PI juntamente com um time de egressos. Josiane Santos, Secretaria da seção, Elaine Carininy e Sheyla Gomes integrantes da Comissão cientifica “.

Egressa Raquel Santos

Edimária Carvalho, egressa também do curso de enfermagem, participou do evento e salienta que desde acadêmica foi estimulada pela professora e orientadora Sandra Marina a participar de eventos como esse.” O VI Simpósio de Estomaterapia que ocorreu em Salvador, foi um momento de muita agregação. No sentido de conhecer as últimas tecnologias disponíveis na área, conhecer pessoas de todos os estados e as grandes referências da especialidade no Brasil. Tive a oportunidade também de submeter meu trabalho de conclusão de curso, pra apresentação na modalidade e-pôster. Um momento único, que não tem preço”.

Edimária Carvalho ao lado da Professora Sandra Marina

Trabalho apresentado pela Edimária Carvalho e colegas

Juliana Nascimento, aluna do nono período de enfermagem, na oportunidade mandou seu trabalho pela orientadora para que fosse apresentado, o tema foi USO DA TERAPIA FOTODINÂMICA EM FERIDA COMPLEXA: estudo de caso.”O tema apresentado em nosso trabalho foi resultado de uma iniciação científica e esteve relacionado a terapia fotodinamica em uma ferida complexa atendida em um hospital público. Tratamento esse que foi super eficaz, visto que anteriormente a paciente tinha indicação de amputação e após a realização da terapia fotodinâmica e dos curativos a ferida cicatrizou”.

Trabalho feito por  Juliana Nascimento e colegas de turma