Alunos de Odontologia desenvolvem e-book sobre exames de imagens

Por Clara Monte

Alunos do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, realizam a produção do livro digital “Manual de técnicas radiográficas intrabucais“.

O e-book trata-se de uma metodologia ativa e estratégica que tem como objetivo estimular os alunos a aprenderem de forma autônoma, tornando-os protagonistas do conhecimento. O livro digital trás em sua composição um guia das principais técnicas radiográficas intrabucais, sua execução e suas aplicações para auxiliar estudantes de odontologia e cirurgiões dentistas em sua rotina clínica.

Capa do Livro Digital

O projeto surgiu da disciplina de Imaginologia, ministrada pelo professor Carlos Falcão, que reforçou que os exames radiográficos em odontologia desempenham um papel fundamental no auxílio diagnóstico e no planejamento clínico. O docente explica como o projeto foi divido na produção e afirma que se trata de um material desenvolvido de forma objetiva e bem ilustrado, pensado para facilitar a consulta dos interessados.

“A turma foi dividida em grupos, os quais o conteúdo foi distribuído de acordo com a técnica radiográfica. Depois, os grupos apresentaram e discutiram todo o conteúdo para que chegasse na fase da organização e estruturação do manual, onde foram realizadas fotografias, simulando as técnicas radiográficas. Após a revisão minuciosa e diagramação adequada, o material foi encaminhado para editora. No final, trata-se de um material que orienta de forma objetiva a como realizar as demais técnicas radiográficas intrabucais, servindo de referência para os acadêmicos de odontologia, alunos de pós-graduação e profissionais da área”.

Posicionamento específico na imaginologia

Alícia Cavalcanti, uma das discente participantes do projeto, conta que o e-book foi iniciado quando estava no terceiro período e, agora, cursando o sexto, o trabalho foi encerrado e publicado O livro está  disponível para toda a comunidade acadêmica.

“Desde que entrei na Uespi, sempre fui orientada a produzir e é assim com todos que passam por aqui. Desde o início, somos ensinados sobre a importância da execução dessas atividades complementares, seja a participação em um projeto de extensão universitária, produção científica, ou como nesse caso, a elaboração de um documento tão importante pra disseminar conhecimento de forma prática e acessível. Ou seja, desde o início ficamos muito empolgados com a elaboração do nosso ebook e levamos a sério a responsabilidade que nos foi confiada, porque sabíamos do impacto que uma produção como essa teria na nossa formação acadêmica”, finaliza a aluna

Acesse o livro.