A Liga Acadêmica de Puericultura e Pediatria está com inscrições abertas!

Por Vitor Gaspar

A Liga Acadêmica de Puericultura e Pediatria (LAPUP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro para membros efetivos com 10 vagas ofertadas para os estudantes de Medicina da UESPI e de outras instituições regularmente autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em Teresina-PI.

Nesta seleção, o procedimento de inscrição acontece através do Instagram: o aluno deve seguir a página oficial @lapup.uespi no Instagram, curtir o post oficial do processo seletivo e compartilhar o post em seus stories marcando a @lapup.uespi, além de marcar dois amigos nos comentários.

Logo após, o candidato receberá um formulário de inscrição e deverá efetuar o pagamento da taxa de R$15,00 para concluir o procedimento de inscrição no processo seletivo. Para participar o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso de Medicina autorizado pelo MEC, em Teresina – PI, ter cursado com aprovação ou estar cursando as disciplinas de Semiologia Pediátrica, Puericultura ou equivalentes e ter disponibilidade para exercer as atividades da LAPUP sem prejuízo às suas atividades acadêmicas.

Para a secretária geral do LAPUP, Láyla Costa, a Liga de Puericultura e Pediatria da UESPI (LAPUP) se faz oportuna tendo em vista que existe uma busca para trazer para o ambiente acadêmico discussões e práticas que englobam o desenvolvimento social, motor e cognitivo da criança e do adolescente, bem como as principais doenças que acometem essa população, se sobressaindo ao conteúdo teórico de sala de aula, que representa apenas uma síntese do que deve ser abordado no contexto da saúde integral infantil.

“Além disso, devemos entender que a criança não é um “adulto em miniatura”. Existem particularidades que devem ser valorizadas pelo profissional da saúde, ainda que não siga especificamente para a Pediatria. Assim, reforçamos que a estrutura da LAPUP se baseia em três pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão, por meio dos quais será possível aprofundar os conhecimentos e habilidades por meio de uma abordagem dinâmica e intervencionista”, encerra.

Etapas

A nota da primeira etapa de seleção é composta por 10 pontos da participação na aula introdutória e 30 pontos da prova teórica, que é composta de 20 questões objetivas, realizadas de forma presencial no dia 21 desse mês.

Na segunda etapa a nota é composta por 30 pontos da análise do currículo lattes e 30 pontos da entrevista, cuja data será divulgada na página oficial da liga no Instagram (@lapup.uespi).

Para saber mais detalhes sobre o conteúdo da prova teórica, edital e estatuto da liga confira aqui: https://bit.ly/3VPHmw7

Aula Introdutória

A Liga também está disponibilizando uma aula introdutória no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) sobre o tema “Vacinação: impactos do movimentos anti-vacinas e a importância de melhorar a cobertura vacinal”, que será ministrada pelo Dr. Alysson Brito, marcada para o dia 21 de novembro, às 18h, acontecendo, logo na sequência, a primeira etapa do processo seletivo.

A organização da Liga ressalva que a participação na aula introdutória vai contar como pontuação na seleção de membros efetivos.