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Professora da UESPI lança livro sobre inclusão social de surdos em comunidade rural no Piauí

Por Roger Cunha

Em uma pequena comunidade rural do Piauí, a inclusão social e a diversidade linguística ganham destaque por meio da obra “Inclusão Social de Surdos Plurilíngues no Povoado Várzea Queimada/PI”, da Professora Doutora Telma Franco, docente do Curso de Pedagogia no Campus Heróis do Jenipapo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O livro, fruto de uma ampla pesquisa, aborda as especificidades de uma realidade marcada por práticas plurilíngues e iniciativas inclusivas em um dos cenários mais desafiadores do semiárido piauiense.

Obra “Inclusão Social de Surdos Plurilíngues no Povoado Várzea Queimada/PI”

A obra revela a dinâmica singular do povoado de Várzea Queimada, no qual ouvintes e surdos interagem de forma criativa e solidária, utilizando diferentes formas de comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Sena (língua de sinais nativa da comunidade) e o português. Apesar das adversidades estruturais, a comunidade se destaca pela inclusão efetiva, promovendo a participação dos surdos em diversas esferas sociais.

Segundo a autora, o ponto de partida da pesquisa foi o interesse em compreender como se dava a inclusão escolar dos surdos na comunidade. “Fiquei curiosa ao saber que eles tinham uma língua própria, a Sena, e imaginei que talvez essa língua não fosse utilizada como primeira língua na escola. Ao iniciar a coleta de dados, percebi que o cenário era ainda mais complexo, o que ampliou o escopo do estudo para a inclusão social como um todo”, destaca a professora Telma.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, os desafios foram inúmeros, principalmente relacionados à comunicação. “Trabalhar com duas línguas de sinais e o português foi desafiador. Tivemos que contar com intérpretes fluentes em Libras e na Sena, além de enfrentar dificuldades na transcrição de depoimentos devido à falta de equivalência de sinais”, explica.

Outro obstáculo enfrentado foi a interação com alguns membros da comunidade que, mesmo familiarizados com a Sena, apresentavam níveis variados de fluência. A falta de domínio da Libras pelos professores locais e a ausência de uma abordagem pedagógica adaptada também chamaram a atenção da pesquisadora.

Entre as principais descobertas, Telma Franco destaca o papel central da Sena na vida dos surdos de Várzea Queimada. “O que mais me surpreendeu foi perceber que, mesmo os ouvintes que afirmam não dominar a Sena, conseguem se comunicar razoavelmente bem com os surdos. Essa interação reforça a solidariedade comunitária”, comenta. No entanto, a falta de progresso escolar entre os surdos mais antigos, devido à ausência de recursos linguísticos adequados, revelou a necessidade urgente de ações inclusivas no campo educacional.

Capa da obra “Inclusão Social de Surdos Plurilíngues no Povoado Várzea Queimada/PI”.

O livro surge como uma importante ferramenta para fomentar discussões sobre inclusão social. “Minha intenção é atrair o olhar para a situação real dos surdos. É preciso ouvir suas expectativas e sugestões para melhorar a qualidade da educação e promover sua cidadania de forma plena. Espero que a obra sirva de referência para repensar a inclusão em outros contextos similares.”

A autora espera que o livro desperte debates sobre inclusão e inspire ações mais efetivas. “A intenção é dar visibilidade às histórias dos surdos de Várzea Queimada e de outras comunidades semelhantes. Precisamos ouvi-los, entender suas expectativas e construir uma sociedade que realmente os inclua como cidadãos plenos”, reflete Telma.

A obra traz não apenas uma reflexão sobre inclusão, mas também um chamado para que comunidades, escolas e políticas públicas olhem com mais atenção para as necessidades reais dos surdos. O livro serve como referência para educadores, pesquisadores e gestores que desejam promover uma inclusão social efetiva, ancorada no respeito às diferenças e no protagonismo dos sujeitos.