UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Workshop sobre bolsa de produtividade em pesquisa foi destaque hoje na UESPI

Colaboração: Yasmim Cunha / Orientação: Profa  Sammara Jericó

A PROP – Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí realizou, na manhã desta terça-feira , o Workshop das Chamadas do CNPq de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT (Nº003/2021) e da Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ (Nº 004/2021) pelo canal do YouTube da UESPI. 

O reitor destacou a importância da pesquisa para a UESPI e para a sociedade

No evento foram abordados os seguintes temas:  os critérios de elegibilidade e execução dos projetos das bolsas de produtividade (PQ/DT), os relatos de execução de pesquisas financiadas com os fomentos CNPq, como funcionam as submissões das propostas integradas na plataforma Carlos Chagas – PQ/DT, o potencial do projeto para a produção tecnológica e a inovação – DT todos com objetivo de estimular a produção do conhecimento científico.

Além da Pró-Reitora da PROP, Professores Dra. Ailma do Nascimento, e do Reitor, Prof. Doutor Evandro Alberto,   os professores  Doutores Geraldo Eduardo, Pró-reitor Adjunto da Prad – Pró-reitoria de Administração,  Laécio Santos Cavalcante,Vanessa Nunes, que é Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Profa. Bárbara Olímpia.  Todos relataram suas experiências enquanto pesquisadores e reforçaram a importância da ciência, da divulgação científica e do conhecimento para a sociedade. 

‘’Esse evento vai de encontro das políticas de incentivo a pesquisa na nossa UESPI, que tem como papel estimular a produção do conhecimento científico a cultura e a inovação tecnológica’’, afirmou a Profa. Ailma.

Na última edição de chamadas do CNPq para bolsistas de produtividade a UESPI teve doze professores com o mérito científico reconhecido, apesar dos cortes nos gastos de fomento e incentivo a pesquisa ficaram de fora na concessão das bolsas, porém os números já falam por si, o número de professores já é representativo, endossa e fortalece o avanço da pesquisa dentro da instituição, complementou a Pró-reitora.

O Workshop foi um espaço de discussão, esclarecimento e explicação e, principalmente, incentivar os docentes da UESPI de todas as áreas a submeterem projetos de pesquisa aos editais que estão aberto. A professora Vanessa Nunes, que é diretora do Núcleo de Inovação da UESPI, reforçou que promover o empreendedorismo científico é uma das missões das universidades e é a partir da divulgação desses editais que têm com foco o desenvolvimento tecnológico e a extensão inovadora que essa cultura é fomentada.

A Coordenadora do NIT destacou o empreendedorismo na universidade

‘’Essa é uma oportunidade NIT e PROP atuarem em conjunto, serem parceiros no sentido de fomentar a cultura do empreendedorismo científico e da inovação, bem como a questão da gestão da propriedade intelectual que serão objetos e produtos dos professores, pesquisadores e extensionistas da universidade, nós nos colocamos a disposição para fazer esse elo entre a instituição e o mercado, no sentido de transferir essa tecnologia que será criada dentro da universidade para o mercado. Um meet entre o setor produtivo e a UESPI, uma relação que todos sairão ganhando’’ explicou a diretora.

Essa parceria é importante para o desenvolvimento da universidade bem como para realizar a missão de entregar para a sociedade respostas que resultem no avanço social e econômico do estado. O reitor da UESPI reforçou a importância da pesquisa e produção científica para a instituição como para as relações pessoais dentro da universidade. “A UESPI apoia e acredita na ciência e na pesquisa científica, nós temos a honra de poder realizar constantemente eventos com temáticas tão importantes como o de hoje, a pesquisa científica, que é tão relevante e necessária para todos nós. A investigação acadêmica contribui para o aperfeiçoamento dos professores, permite a inclusão de novos conhecimentos para a atuação na prática. Através de novas pesquisas podem ser formulados novos métodos de ensino e aprendizagem e melhorar a relação entre docentes e discentes. Nós temos acompanhado de perto e vibrado por todos aqueles que estão se destacando através da nossa instituição. Fico realizado em ver o compromisso e dedicação da nossa comunidade acadêmica. Este evento dialoga com os critérios de observação, criação, execução e retorno social que a universidade deve ter. a PROP está de parabéns’’, explicou Evandro Alberto.

A professora Bárbara Melo, Coordenadora do Programa de Pós – Graduação em Letras da UESPI, participou do evento e representou os colegas docentes da instituição.Para a Professora, o apoio da Gestão é fundamental para que as pesquisas aconteçam de forma satisfatória e isso acontece na UESPI. ‘’Sou grata a administração superior da UESPI e principalmente ao nosso reitor, que não mede esforços para apoiar nosso desenvolvimento e a nossas pesquisas. O CNPq é muito importante, ele fortalece as pesquisas, e valoriza a ciência, apesar de todos os prós envolvidos quando se trata de ciência, eu creio que tudo passará, e o que ficará serão as pesquisas, o conhecimento que adquirimos, o conhecimento que repassamos, e assim com o órgão, nós ficaremos ainda mais fortalecidos. Minha história com o CNPq é longa, comecei com a iniciação científica, essa é importante em vários vieses, mas principalmente pela da fixação em ver a universidade cumprindo seu propósito e fortalecendo seu papel em relação à pesquisa e a extensão. Já são três anos seguidos com o apoio e financiamento do CNPq”, explicou a professora.

O professor Antonio Macedo relembrou o seu passado como estudante e como foi importante e continua sendo as bolsas científicas para o incentivo e crescimento das pesquisas na universidade.  ‘”Quando cheguei na UESPI em 2012, eu lembro que fui um dos primeiros a ser comtemplado com as bolsas de iniciação científica, desde então nunca paramos. É gratificante ver o quanto a instituição evoluiu e continua evoluindo no âmbito da pesquisa científica. Nós precisamos de recursos e mais que isso, precisamos correr através deles, eventos assim são de extrema relevância e importância’’.

Prof. Laécio Cavalcante, que também é professor da instituição, reforçou a chamada para as bolsas de produtividade e destacou que essas chamadas são importantes tanto para a realização pessoal e profissional dos professores quanto para expansão da universidade através dos recursos advindos das bolsas a expansão das pesquisas científicas se torna uma realidade e assim ocorre o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação.

A Importância da pesquisa científica
A ciência é o meio de desenvolvimento das pessoas, de emancipação delas, e uma forma de desenvolvimento sustentável do país e da população. É de extrema importância e relevância que as pesquisas científicas sejam transformadas em inovação e tecnologia para atuarem no mercado, é necessário que os resultados dessas pesquisas se expandam para além dos muros da universidade, realizando assim a sua missão e agregando o seu valor para todos. A produção intelectual beneficia a todos, é uma via de mão dupla. Somente com a produção, desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento que poderemos avançar para o futuro, avançar na ciência, no ensino e na educação. Dar respostas a sociedade é um dos papéis mais importantes das universidades e é preciso colocar isso em prática em todas as áreas do conhecimento. É necessário cooperação e ações de apoio e incentivo as pesquisas científicas, esses editais representam isso.