“Viva PSI UESPI”, o podcast que promove a saúde mental no contexto universitário.

O Viva Psi UESPI é um podcast que explora temas do cotidiano a partir da perspectiva da Psicologia, com o intuito de promover a psicoeducação no ambiente universitário. Desenvolvido pelo Setor de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o programa busca integrar saberes de diferentes áreas, oferecendo reflexões valiosas que podem impactar positivamente a saúde mental dos estudantes e da comunidade acadêmica.

O podcast trata sobre temas do cotidiano a partir da visão do campo da Psicologia

O Viva Psi UESPI tem como principal objetivo ampliar o acesso à informação sobre saúde mental, abordando uma variedade de temas relevantes para o cotidiano das pessoas. Segundo a psicóloga Juma Frota, que lidera o projeto, a proposta é que o maior número possível de pessoas tenha acesso a conteúdos que não apenas informam, mas também educam sobre a importância do cuidado emocional. “Queremos desmistificar a ideia de que cuidar da saúde mental é algo secundário ou menos importante”, afirma Juma Frota. “Essas informações são preparadas com muito cuidado e têm um papel essencial na vida diária das pessoas”. O podcast busca, assim, quebrar tabus e incentivar uma cultura de atenção e cuidado com a saúde mental, promovendo discussões que possam ajudar a comunidade a entender e valorizar a busca por apoio psicológico.

A psicóloga Juma Frota, responsável pela criação do podcast, explica que a inspiração veio de sua experiência com grupos psicoterápicos que ocorrem a cada 15 dias. “A expectativa era levar essa discussão para além dos grupos, já que muitos não conseguem participar”, destaca a psicóloga. Inicialmente, o podcast replicava as pautas trabalhadas nesses grupos psicoeducativos, mas com o tempo a abordagem se ampliou. “Hoje, nem sempre as pautas discutidas nos grupos são as mesmas abordadas no podcast, mas a intenção é sempre oferecer conteúdo relevante sobre saúde mental, que fique disponível para que as pessoas possam acessar quando precisarem”.

A psicoeducação desempenha um papel crucial no ambiente universitário, especialmente na desconstrução de estigmas relacionados à saúde mental. Segundo a psicóloga, muitas pessoas só buscam ajuda quando atingem um nível significativo de sofrimento, o que pode ser evitado com informações adequadas. “A psicoeducação ajuda a esclarecer que buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de força”, afirma Juma Frota.

Esse tipo de abordagem oferece orientações que ajudam os estudantes a compreenderem que é normal procurar apoio. “Ela norteia as pessoas, esclarecendo que não há problema em buscar ajuda”, explica. A psicoeducação é aplicada não apenas em grupos psicoeducativos, mas também nas terapias, permitindo que os indivíduos entendam melhor suas emoções e desafios.

Ouça o podcast em sua plataforma de streaming de música favorito!

“Você só consegue buscar ajuda de forma efetiva quando compreende o que está acontecendo consigo mesmo”, destaca. Assim, a psicoeducação se torna uma ferramenta vital para promover o bem-estar emocional e fortalecer a saúde mental entre os universitários, contribuindo para um ambiente mais acolhedor e consciente sobre a importância do cuidado psicológico.

Os alunos e ouvintes do Viva Psi UESPI têm a oportunidade de se envolver ativamente no podcast, contribuindo com sugestões e participações. De acordo com a psicóloga Juma Frota, a equipe está sempre aberta a ideias e feedbacks. “Já tivemos episódios com participações externas e estamos prontos para ouvir o que nossos ouvintes desejam discutir”, afirma Juma.

O podcast segue um cronograma de gravações, e novos episódios estão sempre em desenvolvimento. “Na próxima semana, teremos um novo episódio”, revela. O número do serviço de psicologia está aberto para receber sugestões, permitindo que os ouvintes indiquem temas ou tópicos que gostariam que fossem abordados no programa.

Essa interação permite que o Viva Psi UESPI se mantenha relevante e sintonizado com as necessidades e interesses da comunidade acadêmica, criando um espaço colaborativo e acessível para discussões sobre saúde mental.

A psicóloga também avalia a utilização de plataformas digitais como uma ferramenta de grande valia para apoiar aqueles que precisam de acompanhamento em saúde mental. Ela reconhece que, embora essas plataformas apresentem tanto ônus quanto bônus, seu uso pode ser muito positivo se direcionado corretamente. “Se utilizadas para ajudar o próximo, as plataformas digitais podem oferecer suporte valioso, especialmente para aqueles que estão em níveis altos de sofrimento e não têm acesso a ajuda”, afirma Juma Frota.

Ela também destaca que, com orientações e psicoeducação, as plataformas podem sinalizar caminhos e oferecer esperança. “Claro que isso não substitui uma psicoterapia, mas encontrar algo que realmente ressoe com você pode ser o primeiro passo para uma mudança de perspectiva”, explica.

Juma Frota finaliza enfatizando a importância de usar essas ferramentas com cuidado e cautela, assegurando que elas sirvam como um complemento à terapia, e não como uma substituição. “A utilização consciente e responsável das plataformas digitais pode iluminar o caminho para aqueles que buscam apoio, ajudando a transformar o entendimento e a abordagem em relação à saúde mental”.

Ouça o podcast: https://open.spotify.com/show/3cCVXUBs3wzIp0j1HQIoBH?si=d83b-FfLQhWezn8Xkt5y8Q