Veja o que é preciso para utilizar a pista de atletismo da UESPI

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) estabelece critérios e procedimentos necessários para uso do Complexo Esportivo da pista de Atletismo do campus Poeta Torquato Neto – Teresina.

De acordo com o Coordenador da área de esportes da Pista de Atletismo e professor do curso de Educação Física da UESPI e professor do curso de Educação Física da UESPI, Moisés Mendes, as normativas de uso foram propostas pelo Colegiado do curso de Educação Física e aprovadas pelo Conselho Superior da instituição. “Importante destacar que as entidades, treinadores e demais pessoas autorizadas devem seguir rigorosamente as normativas. As práticas serão supervisionadas e em caso de algum eventual problema o uso da pista será suspenso. Todo esse cuidado é feito para que a gente possa manter a pista em condições de uso e evitar desgaste que vão além dos que já estão previstos”, explica.

Atletas durante a inauguração da pista de atletismo da UESPI |foto: Arnaldo Alves

Veja a seguir algumas regras e informações sobre a utilização da pista:

• Quem pode usar a pista?

Podem utilizar a pista alunos e professores do curso de Educação Física da UESPI e demais instituições de ensino, entidades, treinadores e seus atletas, além dos responsáveis por eventos relacionados ao atletismo com padrão nacional e internacional. A pista não será liberada para personal trainer e também para fins de caminhada e atividades semelhantes da população.

• Quais os procedimentos necessários para liberação?

O solicitante que se encaixa nos perfis de uso da pista deve dar entrada no protocolo da UESPI pelo e-mail: protocologeral@uespi.br , via ofício direcionado a coordenação do curso de Educação Física, informando os dias e horários pretendidos, a quantidade de pessoas, além de anexar uma cópia da carteira de identidade, cópia do diploma do curso de Educação Física e cópia da Carteira do Conselho de Educação Física.

• Quais os horários e dias disponíveis?

Durante o turno da manhã a pista é de uso exclusivo do curso de Educação Física da UESPI, para aulas e o desenvolvimento de pesquisas e projetos. Nos turnos tarde e noite, de segunda-feira a sexta-feira, a pista é cedida para as atividades dos demais representantes autorizados.

• Como vai funcionar os projetos sociais da comunidade?

Os projetos sociais da comunidade serão classificados como projetos de extensão do curso de Educação Física, devidamente regulamentados na Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários – PREX e acompanhados por um professor do curso de Educação Física. Os treinadores desses projetos deverão abrir vagas para que a comunidade possa ser atendida.

Cidadão Olímpico – correndo na frente é o nome do primeiro projeto registrado no Conselho de Extensão e totalmente apto ao uso da pista. O projeto é coordenado pelo medalhista de prata no revezamento 4x100m da Olimpíada de Sidney, em 2000, Cláudio Roberto, e possui como público-alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As atividades estão previstas para começar ainda neste mês de agosto.

Integrantes do projeto Cidadão Olímpico – correndo na frente |foto: Arnaldo Alves

• Como faço para entrar em contato em caso de outras dúvidas?

Se persistir alguma dúvida entre em contato com a coordenação do curso de Educação Física da UESPI ou com o professor Moisés Mendes através dos e-mails (coordeducacaofisica@ccs.uespi.br) e (moisesmendes@ccs.uespi.br). Confira também as resoluções de regulamento:

RESOLUÇÃO DO CONAPLAN Nº 004 DE 2020

RESOLUÇÃO_DO CONAPLAN Nº 005 DE 2021

Confira também o episódio #74 do UESPI podcast com o professor Moisés Mendes: