Unati celebrou o II Arraiá Virtual

Colaboração: César Rocha   / Orientação: Profª. Sammara Jericó

Na noite de quarta-feira (30), a Universidade Ativa à Terceira Idade (Unati) realizou seu II Arraiá Virtual entre alunos e colaboradores, por meio de uma videoconferência na plataforma Zoom.

O encontro teve a participação do Reitor da Uespi, Prof. Evandro Alberto, da Pró-reitora da PREX, Eliene Pierot.

Dentre os convidados, estava o cantor Vagner Ribeiro, da banda Valor de PI, que durante o evento alegrou os alunos e convidados com músicas tradicionais de festa junina. Além disso, o cantor interagiu com os presentes no arraiá virtual por meio de brincadeiras e desafios de adivinhação, cuja temática estava voltada à festividade.

“Fiquei muito feliz em participar do arraiá, porque o público é muito especial com relação à cultura. Ele traz experiências de memória, cultura e sabedoria popular que me encanta muito enquanto pesquisador de cultura e música. E fazer parte daquele arraiá tão saudoso me encantou demais”, disse o cantor.

O evento permitiu celebrar e reviver memórias juninas dos alunos. Alguns se dispuseram a decorar suas casas com enfeites juninos, como bandeirolas, chapéus de palha e panos quadriculados. Os alunos, em suas casas e na sala virtual, apresentaram as comidas típicas que prepararam.

Segundo a aluna da Unati,  Lindalva Maria, o arraiá relembrou suas vivências e alegrou sua noite. “A festa foi maravilhosa, dancei bastante. A melhor parte foi o momento das adivinhações, rir bastante. Foi uma noite de diversão”, afirma a aluna.

E como toda festa junina, foi realizada uma quadrilha improvisada, popularmente conhecida como baião, onde cada aluno no conforto e segurança de suas casas dançavam ao som das músicas, seja sozinhos ou com familiares. O importante era ninguém ficar parado.

Para o coordenador da Unati, Moisés Mendes, o arraiá superou todas as expectativas e promoveu a interação de todos os participantes do evento. “Foi simplesmente um sucesso. O Unati possui excelentes parceiros que proporcionam atividades desse porte. E só temos que agradecer a todos os alunos que participaram”, finaliza o coordenador.