UNATI: Alunas de Psicologia trabalham qualidade de vida, social e emocional com os idosos

Por Maria Visgueira

Estudantes do curso de Bacharel e Licenciatura em Psicologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ministram aulas para os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI),visando a melhora da qualidade de vida, social e emocional das idosas e idosos.

As alunas Maria do Carmo e Maria Alice Reis, estagiárias do curso de Psicologia no programa, já desempenharam trabalho de extensão na Unati. Conhecedoras da realidade do programa, propuseram a ação de abordar habilidade socioemocionais em uma disciplina. O trabalho tem a coordenação do professor e supervisor de estágio Diego Costa.

Alunos na aula de habilidade socioemocionais

As aulas remotas acontecem desde novembro de 2021, pela plataforma do Google Meet. Com os estudantes, são desenvolvidos exemplos práticos baseados no contexto e vivência deles.

A disciplina visa trabalhar com a qualidade de vida, social e emocional. A aluna Maria Alice Reis afirma: “queremos proporcionar o melhoramento na qualidade de vida deles, tanto no contexto pandêmico como também na vida deles como um todo. Buscamos desenvolver as habilidades sociais e socioemocionais, bem como os domínios da inteligência emocional, procuramos exemplificar e treinar essas competências no cotidiano deles”.

Cada aula é tratado dois temas que estão sempre conectados. A estudante de psicologia Maria do Carmo relata a medida que o conteúdo é apresentado, é dado exemplos práticos do dia-a-dia. “Fazemos isso para que seja de fácil compreensão para eles. Instigamos a eles a darem um exemplo também, assim eles vão participando”, explica.

As aulas promovem benefícios na convivência dos estudantes com seus famíliares, que se mostram bastante satisfeitos e participativos durante as atividades. Eles expressam suas dúvidas e esclarecimentos sobre o tema trabalhado na aula. A aluna da UNATI, Eliete Quirino, manifesta total satisfação com a atividade .” A disciplina é muito importante para nós. Ensina a melhorar a comunicação com as pessoas, a ter mais respeito pela dor do outro e praticar sempre a empatia”, finaliza Eliete Quirino.