UESPI vai realizar seminário virtual para aprimorar práticas pedagógicas e gestão acadêmica

Por Roger Cunha

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2024, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vai realizar um seminário virtual focado em discutir e aprimorar a organização didático-pedagógica do ensino e da aprendizagem, além da gestão administrativa e acadêmica da instituição.
O evento, que acontecerá via Google Meet e terá uma carga horária de 20 horas/aula, é voltado para membros da Administração Superior da UESPI e professores efetivados na carreira do magistério superior, conforme o Edital nº 001/2023.

Seminário Virtual para Aprimorar Práticas Pedagógicas e Gestão Acadêmica

O objetivo principal do seminário é promover uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a gestão organizacional na Educação Superior. Através de palestras e discussões dirigidas, a UESPI busca identificar e propor soluções para os desafios enfrentados pela universidade, visando o aprimoramento contínuo de suas atividades acadêmicas e administrativas.

Segundo a professora Dalva Stella, diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) e palestrante do seminário, a iniciativa é fundamental para apoiar os novos professores em sua integração à comunidade acadêmica da UESPI. “O seminário tem esse objetivo de acolhê-los também, embora a posse tenha sido em abril. Mas como já tínhamos enfrentado a greve, chegamos a um consenso dentro da pró-reitoria de que deveríamos fazer o seminário agora, no início do segundo semestre,” comenta a professora.

A palestra da professora vai focar nos desafios e possibilidades atuais para o ensino superior, especialmente considerando que muitos dos novos professores vêm de cursos de bacharelado, que não oferecem uma formação específica para o ensino. “O bacharelado não oferece uma formação específica para o ensino. O professor chega com o saber acadêmico de sua área — como no caso do jornalismo, por exemplo — mas não necessariamente com a didática para ensinar. Este seminário serve como uma ‘sementinha’ para despertar o interesse pela didática,” ressalta.

Além de contribuir para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos novos professores, o seminário também pretende apresentar a estrutura organizacional e administrativa da UESPI. Durante o evento, todas as pró-reitorias terão um momento de fala para explicar suas funções e como os professores podem acessar os serviços de cada área. “Isso é fundamental, pois cada professor pode, no futuro, assumir papéis como coordenador de curso ou diretor de centro, e é importante que ele conheça bem a estrutura da instituição,” enfatiza Dalva Stella.

A professora Dalva Stella expressou uma expectativa positiva em relação à participação dos professores no seminário. Ela está confiante porque a maioria das vagas já foi preenchida, indicando um alto nível de interesse. Além disso, ela menciona que a participação no evento é praticamente obrigatória para os novos professores, pois está vinculada ao relatório de conclusão do estágio probatório, um requisito crucial para a efetivação deles na universidade.

A docente também destacou que este já é o quinto seminário realizado para acolher novos professores na UESPI, e ele acontece sempre que um novo grupo de docentes assume suas funções na universidade. No entanto, ela compartilha uma visão mais ampla e ambiciosa: como pesquisadora em metodologia do ensino superior, ela tem o sonho de ver a criação de um núcleo de apoio pedagógico permanente na UESPI. Ela enxerga o seminário como um primeiro passo, ou uma “sementinha”, para concretizar essa ideia. Dalva Stella aponta que núcleos desse tipo já existem em muitas universidades, tanto no Brasil quanto no exterior, e acredita que a UESPI, devido à sua relevância e tamanho, também deveria ter um.

A programação do evento inicia-se no dia 26 de agosto, com a abertura oficial às 8h30min, conduzida pela Profa. Dra. Mônica Maria Feitosa Braga Gentil, Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG), o Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa, Reitor da UESPI, e a Profa. Dra. Jesus Antônio Abreu, Vice-Reitora da UESPI. Em seguida, a Profa. Me. Dalva Stella Ferreira Dantas apresentará a primeira palestra, abordando “A Formação Docente e os Desafios Atuais na Educação Superior“. Ao longo do dia, representantes das pró-reitorias de Ensino de Graduação, Pesquisa, Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Administração e Planejamento e Finanças farão apresentações sobre suas áreas de atuação.

No dia 27, a programação segue com palestras voltadas para a organização do trabalho pedagógico e a avaliação na Educação Superior. A Profa. Dra. Eliene Maria Figueiredo Viana Pierote falará sobre a “Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Superior“, e Carlos Alberto Pereira da Silva, Presidente do Conselho Estadual de Educação do Piauí, abordará o “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior“. O seminário será encerrado com uma discussão sobre o Sistema de Avaliação dos Cursos de Graduação (ENADE) e a experiência da UESPI nesse processo.

Confira a programação do evento