UESPI-TECH: Laboratório de Análises de Solos (LASO) da UESPI desenvolve software inovador

Por: Cássio Sousa

O Laboratório de Análises de Solos (LASO) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está fomentando um projeto liderado pelo Professor Sammy Sidney, do curso de Agronomia do Campus da UESPI, na cidade de Corrente, com o objetivo central de criar um software dedicado à análise e visualização das densidades amostrais, espacialização dos atributos químicos e susceptibilidade magnética do solo.

O Laboratório de Solos da UESPI foi criado em 1992, sendo o primeiro laboratório de análises de solos da região sul e o segundo do Piauí, e tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas de extensão voltadas para análises de solos. O laboratório conta atualmente com sei projetos de extensão vinculados.

O Software visa compilar os resultados obtidos em laboratório dos atributos químicos (Cálcio, magnésio, potássio, etc.) e, após, por meio de modelos matemáticos, será analisado qual área amostral é mais adequada e sua relação com a susceptibilidade magnética, que é um atributo que tem uma relação direta com o material de origem do solo. Assim, irá permitir uma visualização do local amostral por meio de mapas, com base também na susceptibilidade magnética.

As principais funcionalidades previstas, através das análises amostrais, serão a gestão e conversão destas informações numéricas para mapas visuais capazes de simplificar a interpretação destas informações pelos usuários finais dos dados analisados.

O Professor Sammy Sidney relata que uma das ideias é que o software analise os dados, faça o mapa e depois indique o grau de fertilidade e necessidade de correção de acordo com a recomendação. Além disso, o professor explica como a precisão e confiabilidade serão garantidas pelo programa.

“A precisão será realizada pelo georreferenciamento do local amostrado e a confiabilidade será dada pelo laboratório que fez análises dentro do programa de certificação dos laboratórios. Em suma, o programa irá compilar os dados e gerar um resultado com base nos resultados obtidos pelo laboratório e o georreferenciamento, assim, garantindo a confiabilidade dos dados em uma determinada escala”, finalizou.

Aquisição de um destilador de água. Adquirido pelo prof. Sammy via Edital de fomento PROP/NIT/UESPI 015/2023

O Programa recebe suporte financeiro do edital PROP/NIT/UESPI 015/2023 (UESPI-TECH), que permitiu a compra de dois novos aparelhos para o projeto.  O edital contempla 20 projetos, cada um com um orçamento individual limitado a 25 mil reais. Esses projetos são vinculados aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e certificados pela PROP, garantindo uma base sólida de excelência científica.

Equipamento (Fotometro de Chama), para analisar de Sódio e Potássio. Adquirido pelo prof. Sammy via Edital de fomento PROP/NIT/UESPI 015/2023.

O UESPI-TECH tem como principal objetivo impulsionar o empreendedorismo e a inovação em diversas áreas do conhecimento. Além de fomentar a pesquisa na Universidade Estadual do Piauí, a iniciativa visa contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado.