UESPI TECH Impulsiona Inovação: Projeto EDUPI Eleva Educação com Gamificação e Tecnologia

Por: Danilo Kelvin

Plataforma de Educação Piauí (EDUPI) faz parte dos 20 projetos selecionados no Edital UESPI-TECH que foi comtemplado com o  aporte financeiro de R$ 25 mil reais, que serão aplicados no espaço físico do laboratório e no desenvolvimento do grupo de pesquisa.

O Prof. Dr. Vinicius Oliveira, coordenador do projeto, utilizará a inteligência artificial e língua inglesa na aplicabilidade do estudo. A proposta do estudo é que essa tecnologia chegue aos dispositivos móveis mediante uma plataforma pedagógica, onde seja possível compartilhar materiais, textos, imagens, buscas e pesquisas correlacionadas através das API’s da inteligência artificial (ChatGPT).

“Estar criando uma plataforma pedagógica em que possamos compartilhar conteúdo, trabalhando com imagens, pequenos textos e de modo que possamos trabalhar com ‘gamificação’, a inteligência artificial entra para acelerar esse processo e dinamizá-lo. Assim, podemos trabalhar com mais e mais pessoas. Especificamente com essa solução tecnológica do EDUPI, a ideia é que possamos realizar provas, fazer testes, avaliações e que elas possam ser corrigidas num tempo muito mais rápido, dado que a inteligência artificial vai entrar nesse processo de correção e melhorar o fornecimento de feedbacks, de retornos a partir dessas avaliações que foram feitas”, comenta.

Laboratório EDUPI:

Para que tudo isso seja possível e as primeiras pesquisas piloto comecem, o Professor explica que parte desse investimento já foi aplicada em quatro computadores modernos, impressoras, uma mesa que contempla todo o grupo de pesquisa para as reuniões, além de uma televisão de 75 polegadas adaptada para ser usada com tecnologia Touch Screen. “Todo esse investimento só foi possível graças a esse edital interno de fomento à pesquisa, o UESPI-TECH, que contemplou esses 20 projetos selecionados, no caso o meu, e que busca ideias inovadoras que vão impactar diretamente a inovação e novas tecnologias. Graças ao edital está sendo possível”, afirma o pesquisador.

Material montado atráves dos investimentos UESPI-TECH. Arquivo Pessoal

Onde EDUPI pretende chegar e impactar:

A Plataforma de Educação Piauí (EDUPI) utilizará o espaço virtual como maneira de alcançar um público que necessita da Universidade Estadual do Piauí e que, por vezes, enfrenta dificuldades geográficas para chegar em localidades e públicos mais diversos.

“Nos precisamos chegar nas localidades mais afastadas do nosso Estado, nós precisamos chegar nas comunidades tradicionais que temos. Queremos fazer isso. Se a chegada presencial fica difícil, a tecnologia facilitará. O principal impacto é exatamente diminuir uma coisa que chamamos de iniquidade, que é apesar de termos tecnologias e estruturas para isso, mesmo assim não conseguimos chegar em muitas pessoas que necessitam da academia e da nossa universidade, um impacto extremamente positivo que é trabalhar com essas ferramentas de tecnologia e informação, isso faz quebrar barreiras geográficas e a gente pode alcançar pessoas que, em um passado,  jamais pensaríamos nisso”, finaliza.

Os frutos chegarão por meio de um aplicativo que começa a ser desenhado pelo grupo da EDUPI e que já tem como base alcançar um público jovem, tornando a língua inglesa algo mais dinâmico e intuitivo, onde essas características são a chave para o grupo. “São características que atraem a juventude, então é desenvolver um aplicativo que carregue isso, que é um desafio, mas, é um recorte inerente a essa nova dinâmica, que necessita ser um espaço sedutor onde atraia a juventude, através do uso da gamificação, linguagem acessível e criação de uma plataforma totalmente intuitiva”, finaliza o pesquisador.