UESPI sediará o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES

Por Clara Monte

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) sediará o I Congresso Nacional de Letramentos – COLES.  A iniciativa visa ser o ponto de encontro para estudantes, pesquisadores e professores de todos os níveis educacionais do Brasil na promoção de um espaço de troca rica e diversificada de experiências e saberes.

O projeto tem como foco promover a integração entre comunidades acadêmicas de diversas regiões do país, disseminando conhecimentos atuais e relevantes sobre os estudos de gêneros e letramentos. Além de fomentar discussões sobre práticas inovadoras de leitura e produção textual, incentivando a pesquisa e a produção científica na área.

A UESPI, por meio do Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica – LEIA e do Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL serão os protagonistas do evento, assumindo toda a organização. De acordo com Professora organizadora, Bárbara Melo, há docentes da UESPI envolvidos nas diversas modalidades de participação, além da contribuição com a expertise de seus professores, alunos e técnicos, bem como aspectos relativos ao apoio material necessário para o evento.

“É um momento impactante para a UESPI sediar este evento que, na sua primeira edição, acontecerá em nossa instituição. O evento tem eixos temáticos atuais e necessários para educação superior e básica.  Esses temas incluem o contexto da literatura, das tecnologias e da inteligência artificial, bem como a formação de professores e o papel dos espaços não institucionais no processo de letramento.”

As inscrições para o evento iniciarão ainda no mês de maio e será divulgado pelo site da instituição e do próprio evento.

Convidados confirmados nas diferentes regiões do Brasil

Região nordeste

• Dr. Benedito Gomes Bezerra (UPE/UNICAP) – estado de Pernambuco.
  • Drª. Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo (UPE) – estado de Pernambuco.
  • Drª. Iveuta de Abreu Lopes Prado (UFPI) – estado do Piauí.
  • Dr. Francisco Alves Filho (UFPI) – estado do Piauí.
  • Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI) – estado do Piauí.
  • Dr. Héberton Mendes Cassiano (UFRN) – estado do Rio Grande do Norte.
  • Drª. Raquel Meister Ko Freitag (UFS) – estado de Sergipe.

Região norte

• Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) – estado do Tocantins.
  • Dr. Francisco Neto Pereira Pinto (UFNT/Araguaína) – estado do Tocantins

Região sudeste

• Drª. Tânia Guedes Magalhães (UFJF) – estado de Minas Gerais.
  • Drª. Eliane Gouvêa Lousada (USP) – estado de São Paulo.
  • Drª. Eliana Lucia Madureira Yunes (UFRJ) – estado do Rio de Janeiro.
  • Drª. Ana Elisa Ribeiro (CEFET/MG) – estado de Minas Gerais.

Região sul

• Drª. Vera Lúcia Lopes Cristóvão (UEL) – estado do Paraná.

Além destes já confirmados, outros distinguidos acadêmicos contribuirão com suas valiosas perspectivas e pesquisas.