Projeto LEIA capacita alunos com foco em escrita acadêmica

Por João Fernandes

O projeto Laboratório de Leitura e Escrita Acadêmica – LEIA da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), promoveu, na última terça feira (12),  a primeira aula de mentoria com alunos do Curso de Ciências Contábeis, do campus Clóvis Moura, em Teresina. Na oportunidade, foram apresentados conhecimentos teóricos e práticas de escrita de resumos no contexto da graduação e da pós-graduação.

O projeto LEIA  existe há três meses e busca oferecer aos alunos da UESPI, tanto da graduação quanto da pós-graduação, orientações sobre a produção de textos da esfera acadêmica. O Programa tem carga horária de 60h, sendo parte do curso presencial e outra online. Os encontros presenciais ocorrem aos sábados, pela manhã, no auditório do Campus Clóvis Moura.

De acordo com a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Bárbara Olímpia Ramos de Melo, o LEIA é uma ferramenta fundamental na comunicação científica, tendo uma ampla circulação na comunidade discursiva acadêmica com professores renomados em diversas áreas.

“Esta atividade oferecida da LEIA oportuniza aos alunos uma oportunidade de dialogar com pesquisadores experientes sobre possíveis dúvidas que envolvam os textos que são demandados nas atividades acadêmicas. Além disso, é uma excelente oportunidade para esclarecer possíveis dúvidas sobre produção de textos acadêmicos”, destaca a professora.

No primeiro encontro, além de professores convidados, 15 discentes participaram da aula. Dentre eles, Francisco Eduardo Rodrigues da Silva, discente do 7° período, de Ciências Contábeis, ele ressalta a oportunidade  de esclarecer dúvidas frequentes sobre a construção de projetos de TCC e escrita acadêmica de trabalhos científicos.

“Foi uma experiência proveitosa para todos da turma, muito esclarecedora e didática. Por meio de uma roda de conversa, nós alunos podemos tirar nossas dúvidas, debater sobre algumas questões e aprimorar ideias para a elaboração da nossa monografia. O projeto nos acolhe e respeita o espaço de cada um, tendo em vista, que no momento das dúvidas foi de suma importância ressaltar que poderia ser de modo anônimo, visando que grande parte da turma é tímida”, destaca o aluno.

Projeto LEIA capacita alunos com foco em escrita acadêmica

O projeto LEIA continuará promovendo encontros para debater conhecimentos teóricos e práticas de escrita de resumos no contexto da graduação e da pós-graduação. Podem participar estudantes da UESPI e de outras instituições de ensino. Saiba como participar:

Agendamento presencial

Local: Sala do LEIA Universidade Estadual do Piauí Campus: Clóvis Moura R. Des. Berilo Mota, s/n – Itararé, Teresina – PI

Dias e horários

Terça-feira; horário: 14:00 às 17: 40. Quarta-feira; horário: 14:00 às 17: 40. Sexta – feira; horário: 14:00 às 17: 40.

Agendamento virtual

Via e-mail: leia@prop.uespi.br

Horários de mentoria

Profº. Dra. Shirlei Alves

Presencialmente: Sexta -Feira; Horário: 11:30 às 13:00

Via Google Meet: Terça- Feira; Horário:1 9:00 às 20:30.

Profº. Dra. Bárbara Melo

Presencialmente: Quinta – feira; Horário: 08:00 às 12:00

Terça – feira; Horário: 17:00 às 19:00.

Profº. Dr. Jonh Oliveira

Presencialmente: Segunda – feira; Horário: 13:00 às 17: 00