Uespi sedia Congresso Multiprofissional de Cuidados Paliativos

Por Anny Santos

Alunos e professores do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), juntamente com instituições parceiras, realizam a segunda edição do Congresso Multiprofissional de Cuidados Paliativos do Piauí. O evento ocorre de 05 a 07 de maio no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME) da UESPI, localizada no centro de Teresina.

O evento contará com palestras, sendo ministradas por pesquisadores que são referências em Cuidados Paliativos, minicursos, vivências, mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos, apresentações culturais, stands, premiações e sorteios. As atividades são direcionadas a estudantes e profissionais da área da saúde.

Os profissionais que possuem foco e atuação em cuidados paliativos oferecem assistência para os pacientes que se encontram nas últimas fases de uma doença, que não pode mais ser curada. Essa área se centra na qualidade e não na duração da vida para que os pacientes possam viver o mais confortavelmente possível e com a máxima qualidade.

Rafael Coimbra, aluno do 10º período do curso de enfermagem e um dos idealizadores e organizadores do evento, destaca que o Congresso surgiu em 2019 como “Simpósio Multiprofissional em Cuidados Paliativos” e, desde então, tem como um dos principais objetivos discutir a temática, que ainda é pouco debatida durante a graduação e/ou em eventos científicos.

“Precisamos discutir mais sobre a disseminação dos cuidados paliativos, que são cuidados centrados na pessoa e objetivando a melhora da qualidade de vida e alívio do sofrimento dos pacientes com doenças graves que ameacem a continuidade da vida e seus familiares”, finaliza.