UESPI reforça pontualidade nos pagamentos de bolsas e auxílios disponibilizados pela instituição

Em um compromisso com seus estudantes, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) reitera o mantimento rigoroso dos prazos de pagamento das bolsas e auxílios oferecidos pela instituição. A Universidade reafirma seu comprometimento em garantir que os recursos destinados a esses benefícios alcancem os beneficiários, viabilizando o suporte financeiro para a comunidade acadêmica.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças (PROPLAN), é o órgão vinculado à Reitoria responsável por planejar, organizar, controlar, acompanhar, avaliar e supervisionar as atividades relacionadas ao registro e execução orçamentária, financeira e contábil dos recursos oriundos de arrecadação, convênios e aqueles provenientes dos Tesouros Nacional e Estadual.

O professor Lucídio Beserra Primo, Pró-reitor da PROPLAN, explica que a folha de pagamento é elaborada no início de cada mês, geralmente na primeira semana, para que se possa efetuar todos os pagamentos ao final do mês, nos dias 30 e 31. “Não há o que se falar sobre atrasos da folha de pagamento das bolsas e auxílios assistenciais da UESPI, pois todos estão sendo pagos rigorosamente em dia de acordo com o calendário estabelecido pelo Estado”.

Ajuste nas bolsas e auxílios

Em fevereiro deste ano, o Presidente Lula reajustou as bolsas de graduação, pós-graduação e de iniciação científica. No que se refere a UESPI, as bolsas de monitoria, PIBID, PIBEU, PIBIT e PIBIC, por exemplo, mudaram de R$ 400,00 para R$700,00. As bolsas de mestrado passaram de R$ 1.500,00 para R$ 2.100,00, enquanto o Programa Bolsa Trabalho saiu de R$ 400,00 para R$ 900,00.

Em 16 de março, ainda nesse ano, no Palácio de Karnak, foram anunciados os reajustes nos auxílios estudantis que são ofertados pela UESPI em um percentual de 50%. O valor passou de R$ 200,00 para R$ 300,00. Ao todo, foram contempladas 2.500 vagas para o Auxílio Alimentação e 500 vagas para o Auxílio Moradia.

Os auxílios possuem a característica de viabilizar o acesso e a permanência, dentro do ambiente acadêmico, dos alunos em vulnerabilidade social. Já as bolsas possuem o papel de contribuir para a formação profissional dos discentes contemplados.

Sobre os programas

A Monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante para aproximá-lo da docência. Na prática, o aluno atua como uma espécie de professor, desenvolvendo tarefas nos campos científico e pedagógico, com a supervisão do docente.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política governamental de formação de docentes em nível superior. Já o Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU) tem como objetivo estimular e apoiar o desenvolvimento das ações extensionistas como prática acadêmica e sociocultural.

Além destes, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) são voltados aos alunos de graduação e servem como incentivo à formação de novos pesquisadores.

A UESPI também disponibiliza o Estágio não-obrigatório para os mais diversos cursos, sendo realizado como atividade opcional, com o intuito de complementar a formação do estudante. A bolsa dessa modalidade se fixa em R$ 1.023,00 ao mês.