Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

UESPI recebe Mainframe da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí

Por Anny Santos e Clara Monte

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu na manhã desta terça-feira (22) a doação do equipamento Mainframe da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI).

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, reconhece e ressalta os inúmeros benefícios que a iniciativa trará para a universidade. “A UESPI recebe esses equipamentos que poderão ser utilizados em pesquisas, estudos e outros fins. Somos gratos a ATI e podemos afirmar que o Estado também será beneficiado com esse avanço”.

O equipamento que antes abrigava sistemas do Governo como os serviços do Detran (RENAVAN e RENAINF) Contracheque online, Ponto Eletrônico, Plamta e alguns sites institucionais, no Data Center secundário da ATI, foi desativado por completo. Atualmente, todos os sistemas estão concentrados no Data Center principal, na sede da ATI localizada no centro administrativo.

Antônio Torres, Diretor-geral da ATI, explica como o desligamento desse equipamento conclui uma etapa e inicia uma nova marcada por avanço e desenvolvimento tecnológico. “Hoje é a realização de um sonho da nossa equipe como gestores na área de tecnologia. Nesse sentido, aproveitamos para destinar o equipamento para estudos e a UESPI poderá exercer esse papel. Hoje é um dia importante para a história da tecnologia no Estado do Piauí”.

Na ocasião estavam presentes o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da UESPI, Maurício Rocha, o Presidente da Investe Piauí, Vitor Hugo e o Diretor-geral da ATI, Antônio Torres.

Sendo capaz de processar informações de inúmeros usuários de forma simultânea, o Mainframe é um computador de alto desempenho usado no processamento de dados em larga escala, algo indispensável em diversos setores e, em especial, em nossa instituição.