Uespi

Brasão_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Brasao_Pi_h

UESPI promove palestra “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio”

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização à vida. Com o intuito de conscientizar as pessoas em relação aos cuidados com a saúde mental, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pro-Reitoria de Administração e Recursos Humanos (PRAD), da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Serviço de Psicologia, promove palestra em apoio a iniciativa.

No dia 27 de setembro, terça-feira, ocorre a palestra “Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio” ministrada por Késia Mesquita, formada em Letras, especialista em Prevenção e Posvenção do Suicídio, escritora, palestrante e idealizadora da ONG Centro Débora Mesquita.

A palestrante será a segunda convidada para participar do programa de qualificação e formação continuada promovido pela PRAD e que tem a entrega de certificados pela PREX. O bate papo está marcado para às 10h, no Auditório do Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Segundo a professora Rosineide Candeia de Araújo,  Pró-reitora Adjunta de Administração, ações como essa se fazem socialmente necessárias e também são importantes para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores no tocante à formação continuada.

“Acreditamos que, como sociedade, uma ação como esta se faz necessário para incentivar e promover o diálogo entre todos nós e, assim, buscar auxiliar na prevenção desta questão do suicídio, além de outros desafios que  vêm assolando a saúde emocional de pessoas de todas as idades, classe sociais e crenças. E como seres humanos, não estamos imunes aos sofrimentos psíquicos e de angústias. Daí a importância de divulgar a valorização da vida, acolhendo e falando sobre o suicídio”, destaca.

A primeira palestra ministrada ocorreu em agosto, com o tema “Conversa sobre Inteligência Emocional e Trabalho”, integrando os servidores com assuntos que sejam do interesse do trabalho e desenvolvendo as habilidades que eles necessitam.