UESPI promove oficina sobre o edital Startup Nordeste

Por Raíza Leão

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) convida toda a comunidade acadêmica e o público externo para participarem da oficina “Como Modelar Negócios Inovadores”, que será ministrada por Luciana Bennett. O evento irá acontecer na próxima sexta-feira, 20 de setembro, às 9 horas da manhã, no auditório Geratec, no Campus Torquato Neto.

O objetivo da oficina é capacitar professores, pesquisadores e interessados em concorrer ao Edital Startup Nordeste. Esta iniciativa do SEBRAE visa fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste do Brasil, promovendo produtos e serviços de alto valor agregado e posicionando o Nordeste como um polo global de inovação.

O Startup NE está com novas parcerias para o ciclo de 2024 e 2025.

O edital Startup Nordeste, em parceria com o SEBRAE Nacional, SEBRAE/PI e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), oferece suporte estratégico e capacitação para empreendedores e startups em diversas fases, desde a validação até a escala.

Principais Pontos do Edital:

• Seleção: Até 417 projetos inovadores/startups com alto potencial de crescimento e impacto social.
  • Fases: Os projetos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma fase onde 133 serão escolhidos para um programa de aceleração.
  • Apoio Financeiro: 100 projetos selecionados receberão capacitação, mentorias e a Bolsa Sócio Empreendedor no valor de R$ 6.500 mensais durante seis meses.

O Professor Tales Antão, Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESPI, destacou a relevância do workshop. “Estamos convidando toda a comunidade acadêmica e o público externo a participar deste evento que visa preparar os participantes para o Edital Startup Nordeste”. Ele enfatizou que a oficina ajudará os interessados a se prepararem para uma competição que oferece oportunidades significativas para startups na região.

Tales Antão explicou que o edital destina um total de R$ 39 milhões para novos negócios inovadores e detalhou as etapas do processo: “No estado do Piauí, serão selecionados até 417 projetos, que serão avaliados quanto à modelagem de negócio e potencial. Os 133 melhores avançarão para a fase de aceleração e 100 projetos receberão a Bolsa Sócio Empreendedor, além de suporte para a entrada no mercado.”

A oficina também fornecerá informações detalhadas sobre o edital e as etapas de seleção. O Prof. Tales ressaltou a importância do evento para professores e alunos da UESPI. “Este é um momento ímpar para transformar ideias inovadoras em startups e gerar resultados significativos para o mercado.”

Com uma receita bruta anual de R$ 4,8 milhões destinada ao apoio a startups no Piauí, a iniciativa representa uma grande oportunidade para o ecossistema de inovação local. “Queremos que a universidade e a comunidade acadêmica se envolvam ativamente e aproveitem ao máximo as oportunidades oferecidas”, concluiu o Professor Tales Antão.

Detalhes do Evento: “Como Modelar Negócios Inovadores”

• Data: Sexta-feira, 20 de setembro
  • Palestrante: Luciana Benetti (Consultora da Troposlab
  • Hora: 9 horas da manhã
  • Local: Geratec, Campus Torquato Neto, UESPI, Teresina

As inscrições para o Startup Nordeste estão abertas até o dia 22 de setembro e podem ser realizadas no site oficial do programa https://programas.sebraestartups.com.br/entrar. Não perca a chance de se informar e preparar sua ideia para este ciclo promissor de inovação.