UESPI promove o II Seminário de Curricularização nesta quarta-feira, 28

Por Vitor Gaspar

Nesta quarta-feira (28), acontece o II Seminário de Curricularização da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de 14h até 18h de forma on-line com transmissão do canal do Youtube UespiOficial.

Promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), o seminário conta com discussões importantes sobre Atividades Curriculares de Extensões dentro do Ensino Superior e a sua importância. O principal objetivo do encontro virtual é fornecer informações, esclarecer dúvidas e outros fatores importantes relacionados ao tema, de forma que toda a comunidade acadêmica possa ter acesso.

Segundo a Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DAP), setor vinculado a PREG, Roselis Machado, a realização do Seminário tem sido muito solicitada pelos Núcleos de Docentes Estruturantes (NDE) de cada curso que estão trabalhando atualmente na reformulação dos Projetos Pedagógicos de Curso. Ela ressalva que uma das grande novidades nesse processo, é a inserção das Atividades de Curricularização da Extensão (ACE).

“Agora esse processo é obrigatório. 10% da carga horária de todos os cursos devem corresponder a Atividade Curricular de Extensão, então é necessário que possamos discutir mais sobre como implantar da forma mais conveniente e mais correta, dentro desses novos currículos. Percebemos durante o decorrer de todo o ano, os NDEs vem nos trazendo indagações a respeito, sobre qual a melhor forma de fazer, o que é permitido, e dessa forma vimos que agora esse é um momento de generalizar mais, para termos uma conversa mais ampla, com todos os cursos ao mesmo tempo”, encerra.

Estão convidados a participar do encontro como palestrantes, professores e representantes de outras instituições de Ensino Superior para falar sobre a experiência do programa aplicado em suas respectivas Universidades.

A Curricularização é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos, considerando a união do ensino e da pesquisa. Também pode ser chamada de integralização da Extensão. Segundo a Prof.Dra. Ivoneide Alencar, titular da PREX, o Seminário visa atender a necessidade de alguns professores que tenham dúvidas sobre todos os procedimentos, estando convidados representantes que possam dar essa experiência da aplicação do programa em outras instituições. A Pró-Reitora ressalta que todo o processo acontece junto a PREG, e essa parceria precisa estar afinada para que tudo se desenvolva da melhor forma.

“Essa parceria veio diante de uma necessidade de uma realidade do Brasil. A PREX é responsável pela homologação dos Projetos de Extensão, que são os professores que precisam fazer e cadastrar, para depois, partimos para o outro momento que é a questão da certificação, nós temos como premissa o recebimento desses cursos de extensão, que serão inseridos nos Projetos Pedagógicos do Curso e nas disciplinas dos professores, nos quais foram escolhidos nos campi, junto a coordenação”, finaliza.

Acompanhe através do link: