Raíza Leão
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participou do “I Encontro Regional do Mestrado Profissional em Saúde da Família” (PROFSAÚDE), realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório da CT/UFPI, em Teresina. O evento reuniu docentes, residentes, mestrandos e gestores de saúde, em parceria com a UFDPAR, UFPI, Fiocruz e Secretarias de Saúde, e teve como foco fortalecer a integração entre academia, serviços de saúde e comunidade, promovendo debates, mesas-redondas e apresentações de pesquisas.

I Encontro Regional do Mestrado Profissional em Saúde da Família
O encontro também marcou a integração dos três programas de mestrado do Estado, distribuídos de forma territorializada: UFDPAR (região norte), UESPI (meio-norte) e UFPI, em Picos (região sul). Para o professor da UESPI Dr. Vinícius, a proposta foi criar oportunidades de formação alinhadas às necessidades dos territórios. “O grande objetivo desse encontro foi promover uma integração entre todos aqueles que estão produzindo e inseridos nessas instituições. A aproximação da academia com os problemas do cotidiano dos serviços fortalece a atenção primária, pois cada região tem suas próprias demandas de saúde. Esse intercâmbio de experiências enriquece o debate e dá qualidade ao processo formativo”, destacou.
As discussões do encontro contemplaram temas como formação em serviço e os desafios da Atenção Primária à Saúde (APS), políticas públicas, metodologias ativas e integração ensino-serviço-comunidade. Também houve espaço para a apresentação de pesquisas e produtos técnico-tecnológicos desenvolvidos no âmbito do mestrado, como cursos, aplicativos, podcasts e oficinas voltados à melhoria do cuidado em saúde.

I Encontro Regional do Mestrado Profissional em Saúde da Família
Para a mestranda da UESPI, Wiltamara Lacerda de Moura, a articulação entre instituições de ensino e órgãos gestores foi um dos pontos altos do evento. “Essa articulação demonstrou a robustez do programa, alinhado ao objetivo de integrar ensino, gestão participativa e impacto social. Foi enriquecedor conhecer os trabalhos de colegas da UFPI e da UFDPAR e também desafiador apresentar meu próprio projeto diante de docentes e convidados da Fiocruz. Essa troca ampliou minha visão e fortaleceu meu compromisso com a pesquisa aplicada à saúde da família”.

I Encontro Regional do Mestrado Profissional em Saúde da Família
A mestranda Maria Beatriz Costa Dias, assistente social e aluna do PROFSAÚDE/UESPI, reforçou o papel estratégico da integração para o fortalecimento do SUS. “A participação das instituições acadêmicas e das secretarias de saúde permite que ensino, serviço e gestão atuem de forma articulada em benefício das necessidades reais da população. Esse espaço de troca valoriza o protagonismo dos profissionais de ponta e possibilita a construção coletiva de soluções inovadoras. No meu caso, apresentei um projeto voltado ao fortalecimento da atenção em saúde mental, especialmente para usuários de álcool e outras drogas, dentro da APS”, explicou.

I Encontro Regional do Mestrado Profissional em Saúde da Família