UESPI oferta novas bolsas para Projetos de Extensão

Por João Fernandes

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da  Pró-reitoria  de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), lançou, nesta segunda-feira,  (09), o Edital PREX/PIBEU nº 057/2023p.

O objetivo é a seleção de programas e projetos de Extensão com a oferta de bolsas de extensão para discentes no âmbito do Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária (PIBEU) e a submissão de propostas inicia no dia (17) de outubro e termina no dia (31) deste mês.

Nesse contexto, o novo edital tem como objetivo Selecionar Ações Extensionistas (A.E) desenvolvidas sob a forma de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços, nas áreas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, da Terra e da Natureza, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias e Tecnologias, Linguísticas, Letras e Artes.

Ainda no âmbito do Edital serão disponibilizadas 70 (setenta) bolsas para discentes, custeadas com recursos financeiro oriundo do orçamento geral da UESPI, correspondente ao pagamento mensal de bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) por bolsista. As bolsas de extensão terão duração de 12 (doze) meses e não caracterizam vínculo empregatício com a UESPI.

Para a professora Samaira Souza, Diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão – DPPE, a oferta de novos recursos para as atividades de extensão representa uma oportunidade de ampliar o impacto da universidade na comunidade, contribuindo para a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de ações transformadoras.

“O fomento a projetos de extensão é importante porque fortalece a relação entre a universidade e a comunidade, promovendo ações que contribuem para o desenvolvimento local, regional e nacional, além de enriquecer a formação dos discentes e a produção de conhecimento”, comenta a professora.

A Diretora lembra que a clareza e os objetivos assim como toda a metodologia, público-alvo, a viabilidade do projeto e do seu cronograma de realização e ainda da qualificação da equipe executora são muito importantes para seleção dos projetos.

Requisitos para participar do Processo Seletivo

Estão aptos a participar da seleção discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação, servidores docentes, técnico administrativos e membros da comunidade externa em atividades organizadas pela PREX. Vale ressaltar que os candidatos que atuam como servidores técnico administrativo poderão ser coordenadores das ações extensionistas, mas necessitará de um docente para desenvolver a orientação dos discentes envolvidos na ação.

Com isto, o novo Edital visa viabilizar a participação de discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação, de seus servidores docentes, técnico administrativos e membros da comunidade externa em atividades organizadas pela PREX, em uma relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

Sobre a seleção dos bolsistas

A seleção de bolsistas para o Programa PIBEU se inicia a partir da publicação do Edital pela PREX e na Plataforma SIGPREX com as seguintes etapas: submissão das propostas ao edital, avaliação documental (eliminatória), avaliação das propostas (classificatória), seleção dos bolsistas (eliminatória) e cadastro dos bolsistas na plataforma SIGPREX (eliminatória).

As propostas selecionadas devem atender a critérios de relevância social, ou seja, devem apresentar ideias de ações transformadoras para resolver problemas sociais e baseadas na inclusão de grupos sociais, desenvolvimento de métodos e processos de produção, inovação e compartilhamento de conhecimento, melhoria das oportunidades educacionais e acesso à formação e qualificação, além de estar alinhado com um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A avaliação das propostas adotará os seguintes critérios:

Resultado final

De acordo com o cronograma do Edital, os resultados das propostas selecionadas serão divulgados no dia 21 de dezembro por meio do site oficial da UESPI. Confira o edital completo.

Conheça o PIBEU

O PIBEU tem como objetivo estimular e apoiar o desenvolvimento de ações extensionistas como prática acadêmica e sociocultural, desenvolvida pelos docentes e técnicos da UESPI. É voltado também para a ampliação dos conhecimentos nas áreas temáticas de extensão e fortalecer a relação ensino, pesquisa e extensão.