UESPI fortalece parceria com a Polícia Militar para a promoção da saúde e bem-estar das forças de segurança

Por Vitor Gaspar

Em reunião na Vice-Reitoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), representantes da Polícia Militar do Estado do Piauí discutiram parcerias voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida das forças de segurança do Estado. O encontro contou com a participação da coordenação do Centro de Assistência Integral à Saúde (CAIS), que recentemente assumiu o papel de centro de referência para todas as forças de segurança estaduais.

Representando a Universidade, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Jesus Abreu, recebeu a presença da Tenente Coronel Aparecida, da Cabo Monielem, e do professor Vinícius Oliveira, supervisor da Residência Multiprofissional da UESPI. Todos estiveram envolvidos na consolidação de parcerias entre a instituição e a Polícia Militar, que visa fortalecer a assistência integral à saúde dos policiais, proporcionando suporte psicológico e físico, além de atuar preventivamente na promoção da saúde.

O Dr. Jesus destacou a importância da atuação de todos os envolvidos na saúde preventiva proporcionando suporte tanto psicológico quanto físico aos membros da PM. “Acreditamos que essa iniciativa será bem-sucedida, contribuindo significativamente para o bem-estar dos integrantes da Polícia Militar. A reunião foi extremamente produtiva e todos estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados”.

O professor Vinícius Oliveira explicou que UESPI vai contribuir trazendo profissionais, residências multiprofissionais, residências médicas e alunos da graduação para complementar as equipes do CAIS. Segundo ele, essa colaboração é crucial para enfrentar desafios relacionados ao estresse associado às atividades de segurança, uma questão amplamente reconhecida pela sociedade.

“A intenção é aproveitar a expertise e conhecimento dos nossos professores da graduação e da pós-graduação para contribuir efetivamente, visando melhorar indicadores e atuar em uma área tão sensível”.

Representando a UESPI, Prof. Vinicius (a esquerda) e o Dr. Jesus (a direita)

O desafio diário enfrentado pelas forças de segurança implica não apenas a defesa da sociedade, mas também a exposição a situações extremas que podem impactar significativamente a saúde física e mental desses profissionais. Para falar sobre isso, a psicóloga do CAIS, Cabo Monielem destaca que a equipe da UESPI vai somar na ajuda ao fortalecimento da qualidade de vida das forças de segurança. “Estamos confiantes de que essa parceria será fundamental para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo CAIS e para o bem-estar geral de nossa equipe”.

Parcerias sendo traçadas durante o encontro

Foi definido durante o encontro que a importância desses cuidados vai além da esfera individual, estendendo-se ao âmbito coletivo da sociedade. Profissionais de segurança física e mentalmente saudáveis estão mais aptos a desempenhar suas funções de maneira eficaz, assegurando a proteção da comunidade de forma mais equilibrada e resiliente.

A Tenente Coronel Aparecida, chefe do CAIS afirmou que a reunião foi de extrema importância, dado que a UESPI é uma parceira fundamental da Polícia Militar. De acordo com ela, essa colaboração abre novos caminhos e traz mais profissionais qualificados na área de saúde para auxiliar nos esforços de assistência ao policial.

“Com esse propósito, celebramos essa parceria com a UESPI, onde profissionais capacitados são formados. Estamos entusiasmados com os horizontes que essa parceria pode abrir e com os benefícios que vai trazer ao nosso compromisso com a saúde e bem-estar dos nossos policiais”.

Forças de segurança da PM-PI