UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI e FAPEPI alinham estratégias para a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí

Por João Fernandes

Nesta quarta-feira (21), uma reunião entre a comissão organizadora I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foram debatidos as próximas etapas até a realização da conferência territorial, prevista para acontecer em março deste ano.
A UESPI em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e de outras instituições de ensino do Estado estão à frente da organização do evento. 

Para realização da I Conferência Estadual, em 26 de março,  serão necessárias uma série de reuniões e conferências preparatórias que irão acontecer nas cidades sedes, que são  Floriano, Picos, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina. Estas conferências territoriais têm como propósito envolver as comunidades locais, ouvir suas demandas e contribuir para a construção de propostas que serão discutidas e deliberadas durante a Conferência Estadual. A UESPI estará presente em todos os eventos e terá o campus de Picos como sede do evento no dia 13 de março.

Cada instituição de ensino será responsável por coordenar ações em territórios específicos, garantindo uma representação abrangente e participativa. De acordo com João Batista Lopes, Coordenador Geral da Conferência do Piauí, essa etapa será importante para fomentar as transformações no cenário científico e tecnológico que estão sendo desenvolvidas em diferentes territórios do Estado.

“As conferências territoriais, a qual a UESPI e outras instituições fazem parte, tem como propósito envolver as comunidades, autoridades, especialistas e a comunidade acadêmica para a construção de propostas que serão discutidas e deliberadas na Conferência Estadual. Dentro desse contexto, esse encontros tendem a abranger os 12 territórios do Piauí, buscando nesses territórios as instituições e as entidades e os organismos que trabalham em ciência e tecnologia”, pontua.

A diversidade de perspectivas e experiências dos participantes promete enriquecer as discussões e contribuir para a elaboração de propostas concretas durante a Conferência Estadual.  Por isso, a distribuição de responsabilidades por territórios visa também garantir uma abordagem mais regionalizada e inclusiva, incorporando as peculiaridades de cada localidade.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rauirys Alencar, a expectativa é congregar pesquisadores que se interessam pelo tema para que ajudem a pensar uma política nacional, mas que também fique como embrião para futuras ações a nível estadual.

“Essa ação é importante para desenvolver as propostas voltadas à ciência, tecnologia e inovação a serem apresentadas em âmbito nacional. Queremos apresentar propostas e alinhar com as demandas do Brasil e, especificamente, com as demandas do Estado do Piauí, o que pretende desenvolver em termos de ciência e de inovação para os próximos anos”, ressalta o pró-reitor.

O vice reitor da UESPI, prof. Dr. Jesus Abreu, presidiu o encontro na reitoria  e enfatizou o comprometimento da UESPI em promover a reflexão e o desenvolvimento científico do Estado. “A Conferência de Ciência é uma forma das Instituições de Ensino Superior do Piauí desenvolverem e incentivarem as pesquisas científicas, a inovação como caminhos a serem trilhados para o desenvolvimento do Estado do Piauí”, ressalta o pró- reitor.