UESPI deu início ao XVII Fórum Nacional da Terceira Idade em Teresina

Por Vitor Gaspar

Na noite da última quarta-feira, dia 11 de outubro, Teresina tornou-se o epicentro das discussões sobre o envelhecimento ativo e a educação voltada para a terceira idade. O XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e o XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade foram, oficialmente, abertos em uma solenidade marcada por representantes de diversas instituições.

Espaço no Hotel recebendo a cerimônia

O evento, realizado pela primeira vez pela Unati UESPi aqui em Teresina, está reunindo importantes autoridades que representam a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) da instituição. Além disso, estiveram presentes representantes do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Teresina, demonstrando o apoio institucional à iniciativa.

Alunas da UNATI durante o evento

Para um dos coordenadores da UNATI/UESPI, Prof. Moisés Mendes, todas as expectativas foram superadas. O professor afirma que é um orgulho imenso participar dessa celebração e demonstrar o compromisso da UESPI enquanto instituição em acolher toda essa equipe.

“Neste evento, teremos a oportunidade de discutir questões fundamentais relacionadas aos idosos, que são discutidas em todo o Brasil. Vamos abordar temas como etarismo e autonomia, tornando esta celebração uma verdadeira festa do conhecimento e da interação”.

A presença de autoridades foi um dos destaques na abertura

O objetivo central do Fórum é impulsionar atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, promovendo a formação contínua para os idosos. O evento conta com a participação de estudantes da UNATI de diversos estados, incluindo Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Durante os próximos dias, os participantes terão a oportunidade de discutir práticas e estratégias para uma educação mais inclusiva e voltada para a terceira idade, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos e promover uma sociedade mais igualitária e enriquecedora para todos.

O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Evandro Alberto, enfatizou a importância do evento como um espaço de discussão sobre questões fundamentais para a população dessa faixa etária. “Aqui será discutido política de saúde para o idoso dentre vários temas pertinentes a esse povo maravilhoso. O lugar do idoso é onde ele quiser e fazendo o que ele quiser”, afirma.

Mensagem de união entre as UNATIs de todos os estados representado

A realização do XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e do XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade representa um avanço significativo na promoção de uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades e potencialidades dos idosos. O evento segue até o dia 13 de outubro.

CONFIRA COMO FOI A SOLENIDADE DE ABERTURA: