Desconto, programação e podcast: saiba tudo sobre o Fórum Nacional da Terceira Idade

Por Vitor Gaspar

No episódio 118 do programa UESPIPODCAST, Moisés Mendes, coordenador da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UNATI) falou sobre as expectativas e contou detalhes sobre a programação do XVII Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior e do  XVI Encontro Nacional de Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

Blue Tree Hotel recebe o Fórum nesta semana, confira a programação:

Nos dias 11, 12 e 13 de outubro, Teresina será sede do evento, que será realizado pela primeira vez no Blue Tree Hotel. O fórum tem como objetivo impulsionar atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, promovendo a formação contínua para os idosos e contará com a participação de estudantes da UNATI de diversos estados, incluindo o Rio de Janeiro, Bahia e Tocantins.

Temas como Saúde Mental para Idosos, Empreendedorismo na Terceira Idade, Jogos de Estimulação Cognitiva e Expressão Corporal através da Música para a Terceira Idade serão amplamente discutidos nos três dias.

Durante a entrevista para o podcast da UESPI, o coordenador Moisés Mendes, destacou que o tema da edição de 2023 “Desafios do Envelhecer: autonomia, etarismo, memória e saberes”. Segundo ele, essas temáticas já vem sendo discutidas em todo o país e são bastante significativos para o idoso.

“Quando a gente fala de etarismo, podemos pensar que esse processo já inicia no próprio lar do idoso, onde ele não é mais chamado para discussões e opiniões dentro da própria família. Outro ponto é sobre a questão da autonomia, que muitas vezes as pessoas confundem com a locomoção, mas na verdade isso se trata sobre a liberdade dele para tomada de decisões, daí a importância de trabalhar esses novos saberes e isso engloba tanto a parte psicológica, quanto motora dos idosos”.

Dentro do evento, será realizado o I Workshop NTCI em comemoração ao dia ao dia do idoso, que segue com INSCRIÇÕES ABERTAS com 28% de desconto no valor da inscrição sendo permitido o parcelamento em até 10 vezes. Destinado a estudantes e profissionais de Educação Física, o Workshop vai trazer 06 minicursos com temas voltados a avaliação motora para a terceira idade, exercícios para a terceira idade, dentre outros.

Você sabia que a UNATI já vem trabalhando essas temáticas há 16 anos na UESPI?

No Piauí, a UNATI/UESPI oferece oportunidades de aprendizado aos alunos da terceira idade, facilitando a aquisição de novos conhecimentos e incentivando a troca de experiências entre os participantes e a comunidade acadêmica mais jovem. De acordo, com os coordenadores, além de desempenhar um papel importante na extensão universitária da UESPI, a UNATI contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas na Terceira Idade.

Esse projeto de extensão é o mais longevo da universidade, mantendo-se ativo de forma contínua por 16 anos. Ele se dedica à educação contínua para idosos, fornecendo informações essenciais para enriquecer seu conhecimento.