UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

Uespi de Parnaíba realizou o Demoday Estudante Empreende com os alunos do curso de tecnologia em sistema de computação

Por Jésila fontinele

Ocorreu na Universidade Estadual do Piauí, campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, o Demoday Estudante Empreende sob a coordenação do professor Rodrigo Baluz, da disciplina Carreira e Mercado em Sistemas de Computação, com a colaboração dos discente do primeiro período.

O professor Dr. Rodrigo Baluz ressaltou a importância de construir uma visão na qual os jovens universitários podem adentrar ao mercado de trabalho como empreendedores. “Eles podem transformar a ciência em que estudam, a computação, na construção de ferramentas de aplicativos que sejam negócios inovadores  para que eles  possam entrar no campo profissional com seu próprio negócio”.

O professor ainda falou sobre importância de trabalhar dentro do ensino superior a formação empreendedora e essa a proposta da disciplina, a construção das múltiplas carreiras na área da tecnologia e como esse mercador se posiciona dentro da área da computação.

Os alunos desenvolveram nove negócios, correspondentes ao número de equipes, na qual os projetos foram apresentados a uma banca de avaliadores composta por Ana Cláudia Freitas, CEO da healthtech IHealth Brasil; Ariny Fonteneles, consultora de inovação do Sebrae Piauí; e Daniel Guimarães, diretor-presidente do Cais Hub, hub de inovação de Parnaíba.

Os três primeiros colocados do Demoday Estudante Empreende foram:

  1. IARATECH – ideia de negócio na área do agronegócio;
  2. ESTIGMA – ideia de negócio na área da saúde;
  3. PETCENTER – ideia de negócio na área pet.

O aluno José Wilk Souza Lima, integrante da equipe que ficou em primeiro lugar, reforçou que os projetos foram  enriquecedores para sua carreira profissional e para a de seus colegas, além de contribuírem para a preparação para o mercado de trabalho. “Creio que não apenas para mim, mas para minha equipe e toda a turma, foi um grande aprendizado ao longo de toda a jornada do bootcamp”. O aluno ainda comentou sobre sua surpresa com o resultad. “Sabíamos do potencial do nosso trabalho, mas também acreditávamos fielmente no trabalho dos nossos colegas”, concluiu.

Iniciativas como essas permitem que os alunos apliquem seus conhecimentos em projetos práticos, na qual fortalece as competências profissionais e estimulam a  criatividade, além da inovação. Os resultados alcançados, somados ao aprendizado adquirido, mostram a importância de preparar futuros profissionais não apenas para o mercado de trabalho, mas também para assumirem papéis de liderança e empreendedorismo em suas áreas de atuação.