UESPI

Brasao_da_UESPI.512x512-SEMFUNDO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Governo-do-Piauí-2023_300X129

UESPI Campo Maior promoveu Seminário de Pedagogia 2024

Por Roger Cunha

Nos dias 20 e 21 de maio de 2024, o Campus Heróis do Jenipapo da UESPI, em Campo Maior, foi palco do Seminário de Pedagogia 2024, cujo tema central foi “A identidade do pedagogo na sociedade contemporânea“.
O evento contou com palestras, apresentação de banners, mostra interativa, relatos de experiências e rodas de conversa.

Seminário de pedagogia 2024

A professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Lucineide Soares, explicou os principais objetivos do seminário deste ano. “Refletir sobre a atuação e a identidade do(a) Pedagogo(a) na atualidade, mobilizar a comunidade acadêmica a participar da reflexão sobre o aprimoramento e a importância da atuação do Pedagogo(a) para a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem, ofertar diversas atividades que abordem temas educacionais emergentes de interesse dos(as) alunos(as) e professores(as), comemorar o dia do(a) Pedagogo(a) com estudos e confraternização entre estudantes e professores(as) do curso de Pedagogia e demais estudantes e docentes do Campus”.

Ela pontuou que as atividades realizadas no evento deste ano foram para as ações onde o diálogo foi ponto chave entre os participantes, além de uma Mostra de modelos didáticos-pedagógicos na área da Educação Infantil do Programa Residência Pedagógica.

“As atividades propostas implicam em posturas dialógicas, críticas e reflexivas, considerando conhecimentos acadêmicos e a vivência dos diferentes espaços em que atuam os(as) Pedagogos(as), através de palestras, rodas de conversa, mesas redondas, apresentação de banners, relatos de experiência”.

O papel do pedagogo na educação infantil com a Professora Edilma Mendes

Segundo a professora Lucineide Soares o seminário deste ano se diferenciou do ano passado por ter mais atividades e maior envolvimento dos docentes e discentes do curso. “Estamos com turmas novas e sentimos necessidade dessa temática da identidade do(a) Pedagogo(a) para fortalecer a importância do curso, o papel desse profissional em nossa sociedade com os desafios atuais. Além disso, esse ano, contamos com a presença de Pedagogos(as) de outros campi da UESPI, da SEMEC-THE, do IFPI, da SEMED-Campo Maior, instituições privadas, SEDUC-PI e egressos do curso, que contribuíram nas atividades como palestrantes e fazendo relatos de experiência.”

A professora ainda destacou a importância da realização desse tipo de evento não apenas para a universidade ou acadêmicos de pedagogia. “O seminário é necessário para o fortalecimento do curso de Pedagogia no território dos carnaubais. A participação do estudante de graduação e da comunidade acadêmica no evento promove condições para uma formação integral articuladora das dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, com consequências para o desenvolvimento de capacidades intelectuais associadas à reflexão sobre a realidade educacional em nível local e nacional, à aquisição, à produção e à sistematização de conhecimentos por meio das atividades de extensão propostas”.

Professoras durante a realização do evento