UESPI Campo Maior promove I semana de saúde mental e educação

Por Jésila Fontinele

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, realiza a I Semana de Saúde Mental e Educação. O evento acontece entre os dias 23 a 27 de setembro no auditório do campus e tem como temática “A vida em várias cores”.

O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha irá durar o mês inteiro e conta com diversas atividades desenvolvidas para conscientizar  sobre a importância da saúde mental e reforçar a quebra de tabus ao falar sobre suicídio.

A iniciativa de realizar a I semana de Saúde Mental e Educação surgiu da necessidade de discutir a saúde mental nas universidades. A proposta, feita por professores do campus Heróis do Jenipapo, visa criar um espaço de acolhimento e valorização da vida, com ações voltadas para a saúde emocional. “Elaboramos uma semana de atividades que incluem palestras com psicólogos, rodas de conversa, exposição de estratégias de autocuidado, dicas de leitura elaboradas pelos nossos alunos e momentos culturais, com o objetivo de integrar a comunidade acadêmica e evidenciar a necessidade do cuidado com a saúde emocional”, pontuou a professora Ana Gabriela.

Além disso, a profa. Ana Gabriela Nunes é coordenadora do projeto “Biblioteca Móvel”, que completa 5 anos. Em comemoração ao aniversário do projeto, a professora vai ministrar a palestra “Leitura é Vida” no encerramento do evento, com o intuito de destacar a importância da leitura e estratégias para enfrentar questões emocionais.

A discente Denice Barbosa, que faz parte da organização do evento, reforçou o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental e incentivar discussões e socialização do tema dentro da comunidade acadêmica. “A proposta é encorajar aqueles que estão passando por momentos difíceis a se sentirem confortáveis em buscar ajuda, promovendo a identificação de sinais de alerta, possíveis causas e atitudes que possam salvar vidas. Além disso, o evento visa dar visibilidade aos profissionais da área, encorajando os participantes a procurá-los quando necessário”, completou Denice Barbosa.

Os professores envolvidos são: Ana Gabriela Fernandes, Mara Lígia Fernandes e Felipe da Cunha Rocha, o evento é realizado para os estudantes do campus com limite de 100 pessoas, capacidade do auditório.