UESPI Campo Maior: curso de biologia promove jornada acadêmica

Por Danilo Kelvin

A III Jornada de Ensino de Ciências e Biologia na Universidade Estadual do Piauí, campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior, prepara mais uma jornada de debates e inovação educacional. A última edição aconteceu em 2019 e um dos coordenadores, Prof. Hermeson Cassiano, relembrou o sucesso daquela edição. “A edição anterior, ocorrida em 2019, foi marcada por uma programação diversificada e sucesso de público. Contamos com a participação de palestrantes renomados e um ambiente rico em aprendizado e troca de experiências. Esse sucesso serviu como motivação para o retorno da Jornada em sua terceira edição, agora presencial, no período de 28 a 31 de outubro de 2024”.

As inscrições estão disponíveis no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/3jecb com valores promocionais do 1º lote e que se encontram disponíveis até 14 de julho, onde será divulgada a programação completa de todos os dias.

Print do endereço eletrônico de inscrições

O evento já faz parte do calendário acadêmico do campus e movimenta a pesquisa, extensão e a inovação na formação de discentes da área.

“A Jornada tem como intuito promover um amplo espaço de debates sobre as ações e perspectivas relacionadas ao Ensino de Ciências e Biologia, bem como as interações entre as mais diversas áreas científicas. Objetiva-se a discussão e atualização de aspectos teóricos e metodológicos na formação de professores”, relata o coordenador.

A III Jornada de Ensino de Ciências e Biologia vai proporcionar aos inscritos debates, mesas-redondas, oficinas, minicursos e palestras voltados para os desafios enfrentados na pesquisa e no ensino da ciência e biologia, um espaço para atualizar novos processos de aprendizagem destaca o Prof. Hermeson Cassiano. “Os conteúdos ministrados na área muitas vezes são considerados complexos e desconectados da realidade do ambiente de ensino. Esses obstáculos acabam dificultando o processo de ensino e aprendizagem e precisam ser superados com novas e modernas metodologias de ensino, visando um maior engajamento e interesse por parte dos estudantes”.

Submissão de trabalho , modalidade e temáticas:

O prazo para submissão de trabalho já está disponível no mesmo site de endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/3jecb, e o tempo para o envio de trabalhos é de 13/05 a 15/08. Os pesquisadores podem submeter suas pesquisas na modalidade de resumo com as seguintes temáticas: Educação Ambiental, Ensino de Ciências da Natureza, Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Saúde e Bem-Estar Escolar.

print do site do evento

“A escolha das áreas temáticas não foi ao acaso. Os dois primeiros temas estão ligados com a distribuição de acordo com a BNCC. Já a Educação Ambiental, e a Saúde e bem-estar escolar são temas recorrentes nos resumos anteriormente encaminhados. Nos eventos anteriores, inclusive, contamos com a premiação dos melhores trabalhos, e este ano continuaremos com essa proposta. A avaliação será feita por professores renomados da área, fora do círculo dos organizadores a fim de uma maior transparência na seleção. Estamos muito animados com o retorno do evento após um hiato de 5 anos. Entendemos a importância das práticas online, especialmente após o período pandêmico, mas a perspectiva de um evento 100% presencial nos deixa mais confiantes que os debates que vamos trazer serão mais proveitosos para a nossa comunidade”, afirma a coordenadora professora Thais Shinya.