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UESPI tem projetos aprovados no Programa Parfor Equidade

Por João Fernandes

Um projeto pedagógico realizado por professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi aprovado no Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica e é chamado de “Parfor Equidade”.
O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os resultados foram divulgados no dia 15 de março.

UESPI aprova projeto para Educação Especial Inclusiva no Programa Parfor Equidade

Conforme a Capes, o objetivo do Parfor Equidade é formar professores e pedagogos para o atendimento das redes públicas ou comunitárias que ofereçam educação escolar indígena, quilombola, do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. O Edital selecionou propostas de Instituições de Ensino Superior (IES) para a oferta de 2.000 (duas mil) vagas iniciais (ampliadas em acordo com a alta concorrência) para a formação de professores para a atuação nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância. 

A UESPI concorreu ao edital para oferecer vagas em cursos como Pedagogia Intercultural Indígena, Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva e Educação Bilíngue de Surdos. Todos os cursos foram aprovados, com destaque para a Educação Especial Inclusiva, que teve início imediato. 

De acordo com  a Coordenadora do Curso, Profa Dra Nadja Pinheiro, o curso está sendo organizado e terá 140 vagas distribuídas em quatro municípios do Piauí, selecionados em acordo com os dados do EDUCACENSO e do IDH, em acordo com as normas do Edital. A expectativa de início ainda para este primeiro semestre de 2024.

“Este será um curso de extrema relevância para a área e uma grande conquista para a nossa UESPI. A expectativa de início ainda para este primeiro semestre de 2024. A nossa UESPI celebra mais essa vitória e agradece a Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC pelo apoio”, pontua a professora.

Segundo a Docente, as demais propostas classificadas já estão em fase de atualização em acordo com os direcionamentos da reunião e segundo seus Coordenadores as equipes têm recebido importantes adesões de Professores e Especialistas da Comunidade Equidade, todos trabalhando em prol dos  alunos e comunidade acadêmica.