UESPI oferta mais de mil vagas para Sisu 2022.2

As inscrições para o SISU 2022.2 iniciam hoje (28). Neste semestre, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tornou público o processo de seleção de candidatos para preenchimento de 100% (cem por cento) das vagas ofertadas nos Cursos de Graduação e Licenciatura da instituição, na modalidade presencial, para ingresso no semestre letivo 2022.2, sendo 1.965 vagas disponíveis a 56 cursos, nos 12 campi da universidade.

A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do SiSU será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referente ao ano de 2021. Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas deverão analisar o Termo de Adesão, disponibilizado no site da UESPI, que contém os cursos e turnos participantes, o número de vagas a serem ofertadas, as políticas de Ações Afirmativas (cotas), os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela Instituição para cada uma das provas do ENEM, em cada curso e turno e os documentos necessários para a realização da matrícula dos estudantes aprovados.

As matrículas dos candidatos classificados ocorrerão em duas etapas, a primeira referente a Matrícula Institucional e a segunda referente a Matrícula Curricular.

Matricula Institucional

Os documentos solicitados devem ser digitalizados em formato PDF (com tamanho máximo de 2MB). Sendo de total responsabilidade do candidato assegurar que as informações dos documentos enviados estão legíveis. Caso constatada qualquer irregularidade nas declarações e na documentação submetida pelo (a) candidato (a) no ato da inscrição ao Sisu e/ou no ato da Matrícula Institucional, esta resultará no cancelamento da Matrícula Institucional na UESPI.

Para realizar a Matrícula Institucional, os candidatos aprovados deverão acessar o site da SIGPREG, preencher os formulários eletrônicos e inserir as documentações solicitadas de acordo com a forma de concorrência do candidato (Ampla Concorrência e Ações Afirmativas AF1, AF2 e AF3).

Ações afirmativas

Sendo 997 vagas, de um total de 1.965, para ações afirmativas disponíveis aos 56 cursos em todos os campi da instituição, as ações afirmativas objetivam acelerar o processo de igualdade com o alcance da igualdade substantiva por parte de grupos socialmente vulneráveis. Entre as ações afirmativas presentes no Edital, pode-se dividir em três grupos, sendo AF1, AF2 e AF3, destacando o conjunto de políticas públicas para proteger minorias e grupos que, em determinado momento, tenham sido discriminados.

A AF1 é composta por pessoas negras, quilombolas e indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita (mensal) de até um salário-mínimo e meio. A AF2 trata de pessoas com deficiências (física, auditiva, visual, intelectual, mental – psicossocial, transtorno do espectro autista – TEA – e múltipla), que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita (mensal) de até um salário-mínimo e meio e a AF3 é para pessoas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, com renda per capita (mensal) de até um salário-mínimo e meio.

Matricula Curricular

Para efetuar a matrícula o aluno deve acessar o sistema Aluno Online, realizar o login com o número de matrícula enviado no e-mail ou consultar a matrícula utilizando o CPF. Ao abrir no “Menu Principal”, clicar em “Matrículas”, pois a aba irá direcionar para uma página que diz “Matrículas ativas para o período 2022.2”. Ao clicar em “Buscar Ofertas” aparecerá todas as disciplinas que o discente cursará no período. Por fim, basta selecionar a opção “Efetuar Matricula”.

Bolsas e Auxílios

Os auxílios possuem a característica de viabilizar o acesso e a permanência, dentro do ambiente acadêmico, dos alunos em vulnerabilidade social. As bolsas possuem um importante papel, o de contribuir para a formação profissional dos discentes contemplados.

Ao todo 2.681 alunos são assistidos pelos programas do Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC) da Pró-Reitoria de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX). Soma-se ainda mais 140 bolsas disponibilizadas pelo Departamento de Programas e Projetos de Extensão (DPPE) e da Divisão de Programas Socioculturais (DPSC) também da PREX. O DAEC é responsável pelos programas de Estágio Não Obrigatório, Auxílio Alimentação Estudantil, Auxílio Moradia, Bolsa Trabalho, Apoio Pedagógico, Atendimento Psicológico e Núcleo de Acessibilidade da UESPI.

O Auxílio Alimentação, com a recente divulgação de 2.006 alunos contemplados no Programa, corresponde a uma bolsa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensal para ajudar na refeição diária dos discentes regularmente matriculados em cursos de graduação nos campi da UESPI na modalidade presencial e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG) oferta um tipo de bolsas referentes ao programa de Monitorias remuneradas e não remuneradas. O programa tem como objetivo possibilitar ao corpo discente o desenvolvimento de habilidade relativas à carreira docente, além de permitir o aprofundamento aos conteúdos teóricos e práticos.

Pesquisas na UESPI

Além da PREX, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROP) também oferta bolsas para a Iniciação Científica, sendo elas referentes ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic), com 130 bolsas provenientes da UESPI, 79 bolsas CNPq e 25 bolsas FAPEPI, totalizando 234 bolsas.