Seminários de literatura e arte marginas na UESPI de Oeiras

Por Roger Cunha

O Campus Professor Possidônio Queiroz da UESPI, em Oeiras, nesta sexta-feira, sedia os Seminários de Literatura e Arte Marginas, um evento que busca enriquecer o cenário cultural local e discutir a diversidade das expressões artísticas. Com uma programação diversificada, o evento ocorre no Curso de Letras Português e é aberto a todos os interessados em arte e literatura.

Seminários de Literatura e Arte Marginas

O professor Fúlvio de Oliveira, um dos organizadores do seminário, enfatiza a relevância da arte marginal. “O objetivo central é viabilizar a discussão e os espaços para expressões artísticas que frequentemente não encontram acolhimento nos circuitos tradicionais”, afirma. Ele explica que os temas abordados incluem a legitimidade das expressões artísticas e a relação do público com a arte marginal.

De acordo com o professor, a literatura e a arte marginais têm o potencial de impactar a cultura contemporânea de maneira significativa. “Essas expressões artísticas sempre foram uma resposta às demandas de quem as consome e as produz. Produzir arte marginal provoca uma repercussão imediata na vida dos agentes desse circuito, que, mesmo restrito, consegue romper as barreiras da ‘arte de gabinete’”, acrescenta.

Fúlvio de Oliveira também menciona a relação entre o seminário e a comunidade local. “Como é a nossa primeira experiência, estamos ansiosos pela recepção do público, tanto acadêmico quanto da comunidade. Nossa intenção é transformar este evento em uma data semestral, criando um espaço para o conhecimento e a apreciação de diferentes expressões artísticas”, destaca, expressando esperança de que as barreiras de acesso não diminuam o engajamento da comunidade.

14:00

• Exposição Fotográfica: As paredes dos corredores da UESPI se transformam em uma galeria com obras de fotógrafos locais, proporcionando uma imersão visual na cultura piauiense.
  • Exibição Digital do Acervo: Uma seleção digital de obras literárias e artísticas estará disponível para que os visitantes explorem a riqueza do acervo cultural.

19:00

• Palestra de Abertura: A escritora Auritha Tabaiara abre o evento com uma palestra que promete inspirar e provocar reflexões sobre a literatura contemporânea e sua relação com a cultura popular. (Auditório)

19:40

• Palestra de Marcus Cristian Muniz Conde: O renomado fotógrafo compartilha sua visão artística e suas experiências, destacando a importância da fotografia como forma de expressão e resistência cultural. (Auditório)

20:40

• Exibição do Documentário “Rocke: Resistência nos Sertões de Dentro do Piauí”: Produzido por Jeremias Intos, o documentário revela a cena musical e cultural do Piauí e as nuances da resistência artística na região. (Auditório)

21:00

• Debate com o Autor: Após a exibição do documentário, haverá um debate com o autor, proporcionando uma interação rica sobre os temas abordados na obra. (Auditório)

Apresentações Culturais: Para encerrar a noite, o estacionamento do campus será palco de apresentações de bandas locais, como Reviltrio, PISA e Desonra no Mérito. Essas performances prometem animar o público e celebrar a música como um dos pilares da cultura piauiense.

Os Seminários de Literatura e Arte Marginas representam uma oportunidade imperdível para aprofundar conhecimentos em literatura e arte, além de celebrar a cultura local. Venha participar e enriquecer sua experiência cultural!