Seminário Internacional Independências dos Brasis e I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura

Por Leonardo Dias

Acontece nos dias 10, 11 e 12 de agosto o Seminário Internacional Independências dos Brasis e o I Seminário Interdisciplinar em Sociedade e Cultura realizado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), PPGSC/UESPI, do Centro de História da Universidade de Lisboa, do PPGHIST/UEMA, do PPHIST/UFPA e UFPI, na cidade de Teresina, na modalidade semipresencia.

As conferências e mesas redondas serão presenciais com transmissão pelo Youtube e os simpósios temáticos de forma remota, via Google Meet, que ocorrerão no segundo e terceiro dia do evento. Os artigos apresentados nas Comunicações Orais serão publicados posteriormente em um Ebook.

Participaram profissionais de diversas áreas de conhecimento como História, Sociologia e Literatura, onde iram se reunir durante os dois primeiros dias e abordarão o tema do bicentenário da Independência do Brasil sob diferentes aspectos e com olhar atento para as construções do Brasil, questões políticas, culturais.

O objetivo do Seminário é propor debates em torno do projeto de Independência dos Brasis, com ênfase nas questões relacionadas à construção de territórios e fronteiras regionais, as independências do mundo atlântico, portuguesa, espanhola e francesa, escravização e liberdade.

O evento estará integrado ao Calendário de Comemoração do Trincentésimo aniversário da Capitania do Piauí e Duocentenário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.

A professora Cristiana Costa, que também é uma das organizadores do evento, relata que existirá dentro dos debates uma interface entre o passado e o presente  com relação ao próprio Brasil, com discursos que iram responder questões urgentes da própria historia, principalmente como foram relatados documentadamente e definidos enquanto nação.

“Em termos práticos o Seminário ele nos coloca desafios para pensar sobre o Brasil, entre o passado histórico caminhando para o processo de independência como também a contemporaneidade, é um evento que possibilitara esse debate amplo que contempla investigações sobre o passado, mais também sobre o presente e que nos aponte obviamente uma discursão sobre o caminho da sociedade. Existirá simpósios que retrataram o passado escravocrata do presente que submete homens livres a condição de trabalho degradante ou escravo, racismo, fronteiras e dos sertões”, explica.

10 de Agosto

Mesa de Abertura

• Eixo 1: Províncias do Norte: Territórios e Fronteiras

Mesa I: Capitanias e Províncias do Norte: territórios e fronteiras

Conferência I – Tema: Câmaras Municipais

• Eixo 2: “Independências”, Mundo Atlântico e suas reflexões nas Américas

Mesa II: “Independências”, Mundo Atlântico e suas reflexões nas Américas

Conferência de Abertura “Independências na América Latina”

11 de Agosto

• Eixo 3: Escravidão e Liberdade: experiências dos Brasis

Mesa III: Escravidão e Pós-abolição: experiências dos Brasis

Mesa IV: Literatura e Cultura Afro-brasileira e Indígena

Simpósios Temáticos (Google Meet)

Conferência II – Clément Thibaud (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris)

12 de Agosto

• Eixo 4:

Mesa V: Terra e Liberdade: as experiências históricas no Norte e Nordeste do Brasil

Mesa VI:

Simpósios Temáticos (Google Meet)

Conferência de Encerramento (a definir)

Apresentação Cultural

Inscrições

Estão abertas as inscrições para os Simpósios temáticos. Serão ofertados 17 STs em diversas áreas.

Para se escrever basta preencher o formulário disponibilizado pela coordenação do evento no Site PPG Sociedade e Cultura.

Mais informações enviar sua duvida para o e-mail da coordenação: nhst@prop.uespi.br