PROP lança edital para fomentar pesquisa científica e tecnológica

Por: Danilo Kelvin

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) lança  o Edital PROP Nº 13/2024, com o objetivo de dar mais incentivo à pesquisa científica e tecnológica na instituição.
O edital visa promover a formação de recursos humanos qualificados por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Os critérios de elegibilidade para os candidatos são: Os orientadores devem possuir experiência compatível com a função, demonstrar produtividade científica nos últimos 5 anos, pertencer a grupos de pesquisa certificados pela UESPI e não apresentar pendências na Pró-Reitoria.
Já os discentes devem estar regularmente matriculados na UESPI, ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes, não possuir vínculo empregatício e ter disponibilidade de até 20 horas semanais para dedicar-se ao programa.

Datas, processos e documentação:

As inscrições para o edital estarão abertas a partir de 19 de abril de 2024 e encerrarão em 17 de maio de 2024. O resultado final será divulgado até 15 de julho de 2024.

Documentos como dados cadastrais do orientador, currículo Lattes, planilha de produção acadêmica e projeto de pesquisa são necessários para a inscrição.

O processo de seleção dos candidatos envolve análise criteriosa da documentação apresentada, da planilha de produção acadêmica e do projeto de pesquisa, levando em consideração aspectos como relevância técnico-científica, viabilidade do projeto e clareza das atividades propostas.

Os benefícios concedidos aos selecionados incluem bolsas de diferentes tipos e valores, conforme especificado no edital. Os candidatos selecionados terão responsabilidades como a execução do projeto e a participação em eventos relacionados à pesquisa.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí (PROP),o edital envolve o desenvolvimento de novas tecnologias e auxilia  os estudantes para atuarem de forma criativa e empreendedora no cenário tecnológico.