PROP lança edital para a apresentação de pesquisas em eventos científicos da UESPI

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP)  vai abrir entre os dias 18 e 30 de setembro as INSCRIÇÕES para participação no XXIV Simpósio de Produção Científica (SPC) no XXIII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e no II Seminário de Inovação Tecnológica (SIT).

Neste ano, as atividades ocorrerão no formato híbrido entre os dias 16 e 18 de outubro com as apresentações presenciais, sendo realizadas no campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba-PI.

Entrada do campus da UESPI em parnaíba

Os eventos tem como objetivo principal divulgar os resultados das pesquisas e inovações desenvolvidas pelos docentes, discentes e técnicos da UESPI, vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), além de projetos que envolvam demais pesquisadores, estudantes de pós-graduações e até mesmo pesquisas de outras instituições.

O Pró-Reitor da PROP, Prof. Dr. Rauirys Alencar, destacou que a partir desta edição os eventos passam a ser itinerantes, destacando a importância de levar os projetos para os centros e campi do interior. “Assim, possibilitamos o prestígio das atividades de pesquisa, iniciação científica e tecnológica realizadas nessas localidades. Este ano, os eventos serão realizados na cidade de Parnaíba, com o apoio do campus e vai apresentar projetos da comunidade científica de forma geral, tanto para estudantes de graduação como também de pós-graduação”, afirma.

Pró-Reitor Rauirys Alencar

Os participantes inscritos no Seminário de Iniciação Científica, com cursos sediados em Parnaíba devem comparecer, presencialmente, para realizar as apresentações de pôsteres. Para os estudantes de outros campi, a participação presencial é opcional, salvo quando seus trabalhos são selecionados pelo Comitê Interno de Pesquisa para apresentação oral e concorrência aos prêmios por área. Nesta categoria, apenas alunos da UESPI que desenvolvem projetos de PIBIC e PIBIT podem participar.

Os inscritos no Simpósio de Produção Científica e no II Seminário de Inovação Tecnológica podem escolher livremente entre a presença física ou a participação online. Aqui, podem participar demais pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e grupos diversos, até mesmo de outras instituições de ensino superior. O SIT vai focar em projetos que envolvam desenvolvimento tecnológico e inovação.

A UESPI vai oferecer transporte gratuito para os discentes entre alguns campi da universidade até o município de Parnaíba. Vão ser divulgados em breve os horários, pontos de partida e retorno. Além disso, 100 vagas estarão disponíveis para alojamento destinadas àqueles que farão as apresentações de forma presencial.

Confira todas as informações no edital:

Edital_SIC_2023_VF