Projeto TECER: aplicativo inovador na prevenção ao tabagismo

Por Roger Cunha

O projeto TECER é uma iniciativa inovadora que se destacou em um edital nacional destinado ao financiamento de projetos de prevenção ao tabagismo. Surgido da ideia de criar um aplicativo baseado em games, o TECER tem como público-alvo os povos indígenas e as comunidades quilombolas. Entre os 16 finalistas de todo o Brasil, o projeto foi um dos quatro selecionados para receber financiamento.

Equipe do projeto TECER

Com a vitória no edital, o TECER foi transformado em um projeto de extensão da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) permitindo a participação ativa de alunos de graduação dos cursos da área da saúde. Esses alunos colaboram na produção e no suporte das atividades do projeto, enriquecendo ainda mais a iniciativa. Inicialmente, o TECER se concentrará em quatro comunidades: Paquetá, Lagoa de São Francisco, Piripiri e Queimada Nova, com a intenção de expandir seu alcance por meio das redes sociais.

Realizado pela UESPI, GEMDAC, INOVA e Faculdade CET, o TECER tem como objetivo estimular práticas de autocuidado em saúde e implementar medidas de controle e prevenção do tabaco em comunidades tradicionais. Esta missão será alcançada através de uma experiência educativa inovadora proporcionada pelo Aplicativo TECER.

Controle e prevenção do tabaco em comunidades tradicionais

O professor e coordenador Vinicius Oliveira explica como nasceu a parceria entre a UESPI e a Faculdade CET. “A ONG que está participando deste edital em conjunto com o nosso grupo de pesquisa é dirigida pela professora Isabel, que leciona epidemiologia na Faculdade CET. Decidimos realizar um trabalho ‘multicentro’, aproveitando a proximidade entre as duas universidades. Estamos desenvolvendo essa perspectiva de colaboração, com a participação dos alunos dos cursos de medicina, fisioterapia e enfermagem de ambas as instituições”.

Interface do aplicativo TECER

O aplicativo foi desenvolvido com a perspectiva de utilizar a gamificação como ferramenta central. Nele, os usuários participarão de quizzes e desafios, acumulando pontos para compor um ranking. Esta abordagem não apenas promove uma cultura saudável de competição entre os jovens, incentivando-os a se engajar ativamente, mas também educa sobre as sérias consequências do tabagismo. Ao aprenderem sobre os danos à saúde causados pelo cigarro, os participantes são incentivados a adotar hábitos mais saudáveis e a contribuir ativamente para a prevenção do tabagismo em suas comunidades.

A primeira viagem para a aplicação do projeto acontecerá na próxima quarta-feira (19/06) para os municípios de Paquetá e Queimada Nova, no interior do Piauí. O professor e coordenador Vinicius Oliveira destaca que o objetivo da viagem é interagir tanto com as lideranças locais quanto com os jovens das comunidades. “A ideia é que possamos conversar e dialogar com as lideranças locais e com os jovens, que são nosso público-alvo. Vamos realizar rodas de conversa para apresentar o que já está pronto, incluindo nosso aplicativo e toda a dinâmica que será utilizada no projeto. Além disso, queremos incorporar aspectos dos hábitos, das linguagens e das culturas locais, trabalhando com muito respeito e responsabilidade”.

Reunião de planejamento para viagem da equipe para Paquetá e Queimada Nova – PI

Ao unir educação e tecnologia, o projeto TECER não apenas busca transformar hábitos de saúde, mas também inspirar uma nova geração no sentido do bem-estar coletivo. Com o apoio da comunidade local, o TECER está preparado não só para enfrentar desafios relacionados ao tabagismo, mas também para abrir novos caminhos na promoção da saúde.