Projeto “Socializando o Direito” da UESPI leva conscientização sobre Violência Contra Mulher para escola pública em Teresina

Por João Fernandes

O projeto de extensão Socializando o Direito”, que é desenvolvido por alunos do Curso de Direito, Campus Clóvis Moura, realizou sua primeira atividade prática com estudantes do 9° ano da Unidade Escolar Profa. Julia Nunes, localizada na zona sudeste de Teresina. A atividade realizada nesta quinta feira (15), teve como objetivo levar conscientização e promover a discussão sobre o tema da Violência Contra Mulher.

Professora e alunos do curso de Direito levam conscientização sobre Violência Contra Mulher para escola pública, em Teresina

Este projeto visa dilacerar o bloqueio existente entre a infância e juventude e o meio jurídico, levando noções básicas do conhecimento do Direito, bem como acerca de temáticas jurídicas rotineiros do cidadão, como direito ao voto, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Conselho Tutelar, Direitos sociais e assistência jurídica gratuita aos discentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas do Bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina,

A Docente do Curso de Direito e Coordenadora do Projeto, Profa. Hilziane Brito, explica que os alunos compartilharam informações importantes sobre os direitos das mulheres e as medidas de proteção existentes, além de destacar a importância de denunciar casos de violência e buscar apoio.

Nossos discentes realizaram atividades complementares de cunho profissional, humano e cidadão, contribuindo de forma concreta e direta com a vida da sociedade. Através de dinâmicas e debates, foram explorados diversos aspectos relacionados à violência de gênero, como os tipos de violência, seus impactos na vida das mulheres e os mecanismos legais de proteção”, destacou a professora.

Os discentes realizaram atividades complementares com foco na temática Violência contra mulher

Segundo Isabella Novaes, bolsista do projeto e aluna do 4° período, foi um momento muito proveitoso, tendo em vista que esse diálogo com os estudantes é essencial para quebrar tabus, desconstruir estereótipos e estimular a reflexão crítica sobre o assunto.

“Escolhemos essa temática por ser um grave problema público de violação dos direitos humanos das mulheres, que todos os setores da sociedade possuem a responsabilidade e o dever de enfrentar, especialmente, nós como futuros profissionais do Direito. Nos preparamos por muito tempo para abordar esse tema e organizamos um material bem educativo e acessível para os jovens adolescentes”, comenta a aluna.

Durante a ação, os discentes da UESPI tiveram a oportunidade de levar o conhecimento para além dos muros da Universidade, possibilitando que o aprendizado jurídico esteja disponível para a população de forma simplificada e acessível.

“Sem dúvidas, essa primeira ação do projeto, dentre as outras que virão, teve um impacto muito positivo na nossa formação acadêmica, tornando-a mais humanizada. É uma forma de reafirmar o nosso compromisso com a efetiva realização da justiça social e a democratização do saber jurídico”, finaliza a discente.

O grupo pretende visitar outras instituições da rede publica para levar mais discursões importantes sobre direito ao voto, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Conselho Tutelar, Direitos sociais e assistência jurídica gratuita.

Membros do projeto