Projeto de Extensão visa levar à comunidade externa temáticas relativas ao Direito, Cidadania, Educação e participação social

Por João Fernandes

Professora e alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Clóvis Moura, desenvolvem o projeto de extensão intitulado “Socializando o Direito: Educação para a Democracia”. O objetivo principal do projeto é levar à comunidade externa da UESPI temáticas relativas ao Direito, Cidadania, Educação e participação social.

De acordo com a professora de Direito e coordenadora do projeto, Hilziane Brito, a iniciativa representa uma excelente  oportunidade aos discentes realizarem atividades complementares de cunho profissional, humano e cidadã, de modo que possam contribuir de forma concreta e diretamente com a vida da sociedade, haja vista que o projeto se trata de um conjunto de atividades integradas de caráter social, cultural, educativo e científico.

“O projeto leva em conta que a extensão universitária também atua sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade”, destaca a coordenadora do projeto.

Ainda de acordo com a professora, o projeto visa dilacerar o bloqueio existente entre a infância e juventude e o meio jurídico, levando a discentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas situadas no Bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina, as noções basilares do conhecimento do Direito, bem como acerca de temáticas jurídicas rotineiros do cidadão, como direito ao voto, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Maria da Penha, Conselho Tutelar, Direitos sociais e assistência jurídica gratuita.

Dentre as atividades interdisciplinares, serão realizados seminários, palestras, jornadas e colóquios com participação de profissionais da área jurídica e discentes das escolas atingidas pelo projeto, com o protagonismo desses últimos como mediadores das discussões realizadas durante todo o projeto.

Segundo Isabella Novaes, aluna do 4º período e bolsista do projeto, a iniciativa surgiu a partir da motivação por contribuir de forma efetiva com a Sociedade. Para ela, será uma importantíssima contribuição para a formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres e conhecedores da própria realidade.

“Nossa expectativa é impactar diretamente na melhoria da realidade social do público-alvo, que, por vezes, desconhece direitos básicos, tendo em vista que o conhecimento de noções jurídicas é, sem dúvidas, essencial para a consolidação da consciência crítica e social de crianças e jovens discentes atingidos pelo projeto”, ressalta as aluna.

A aluna destaca ainda que o projeto agregará conhecimentos e proporcionará experiências que terão um significativo impacto positivo em sua formação acadêmica e profissional.

“É uma oportunidade única para mim, bolsista do projeto, e para os outros discentes extensionistas de participar de atividades práticas aplicando aquilo estudado no nosso cotidiano da vida acadêmica, proporcionando para nós uma formação profissional, mais humana e cidadã. Com isso, a nossa comunidade acadêmica  ganha ao aprender com a comunidade formas de realização da justiça social”, finaliza.

Isabella Novaes, aluna do quarto período e bolsista do projeto