Projeto promove “III Seminário Nacional de História Social dos Sertões: Territorialidades Indígenas e Quilombolas”

Por Anny Santos

O “III Seminário Nacional de História Social dos Sertões: Territorialidades Indígenas e Quilombolas”, que ocorrerá entre os dias 02 e 06 de outubro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus de Floriano, e carrega o mesmo nome do projeto da UESPI que o origina, objetiva criar espaços para construção coletiva de conhecimentos acerca dos sertões em suas múltiplas temporalidades.

A proposta é estabelecer como foco das reflexões os protagonismos indígenas e quilombolas nestes territórios. A organização do evento acontece no âmbito do GT: Os Povos Indígenas na História, vinculado à Associação Nacional de História, seção Piauí (ANPUH/Piauí).

O grupo envolvido na organização é composto por docentes e discentes da Universidade Estadual do Piauí (Oeiras e Floriano), do Instituto Federal do Piauí (Floriano), da Universidade Federal do Piauí (Picos) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (São Raimundo Nonato).

Segundo Gabriela Berthou e Tatiana Gonçalves, professoras do curso de História, em Oeiras e Floriano, respectivamente, atuantes na idealização e organização do evento, destacam que, nesta edição, as palestras, mesas redondas, rodas de memória e simpósios temáticos abordarão temas relacionados à história e à educação indígena e quilombola, tendo em vista que as construções materiais e conceituais dos sertões no Brasil nunca puderam ser feitas e nem pensadas sem os povos indígenas e quilombolas.

“Contaremos com participação de lideranças indígenas e quilombolas e de pesquisadoras/es do Piauí, Maranhão, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A organização do III SEHIS envolve docentes e discentes vinculados ao GT: Povos Indígenas na História”, afirma Gabriela Berthou.

Nos últimos anos, pesquisadores do Piauí tem desenvolvido projetos de pesquisa e extensão de caráter científico-acadêmico voltados para a compreensão dos sertões. Ao considerar fundamental a inserção em redes de diálogos mais amplas, o grupo propôs sediar, em ação de continuidade com as edições anteriores, o III SEHIS.

Rebeca Freitas Lopes, aluna do sétimo período do curso de História,  em Floriano, ressalta que a iniciativa buscar debater importantes temáticas que afetam diretamente (e indiretamente) à sociedade em geral, como questões relacionadas aos direitos territoriais, a luta pela terra, os conflitos agrários e a luta pelos direitos indígenas e direitos quilombolas. Tudo isso trazendo o Piauí para o centro dessas discussões.

“A escolha do evento ser em Floriano, por exemplo, e não em Teresina foi uma escolha estratégica. Por que não trabalhar os sertões no próprio sertão? As maiores contribuições desse evento serão as importantes discussões levantadas sobre a temática”, finaliza.

O Prof. Me. Gisvaldo Oliveira, também de Floriano, pontua que criar espaços para construção coletiva de conhecimentos acerca dos sertões em suas múltiplas temporalidades é de suma importância. “O evento conta com ampla participação de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes partes do Brasil. É uma oportunidade de inserção em redes acadêmicas mais amplas”.