Programa de Residência Pedagógica da UESPI inicia projeto “PRP móvel: Subprojetos em evidência”

Por Giovana Andrade

Iniciou nesta semana o projeto “PRP móvel: Subprojetos em evidência” desenvolvido pelo Programa de Residência Pedagógica(PRP) da UESPI.
A abertura aconteceu no Campus Clóvis Moura, na segunda-feira, dia 24, com os Subprojetos de Pedagogia, sob orientação da Prof.a Joilza Leitão, Letras Português  com o Prof. Diógenes Buenos Aires e História orientado pelo Prof. Damião Cosme.

Abertura do Projeto no campus Clóvis Moura.

No dia 25 (Terça-feira) o encontro foi no Campus Torquato Neto, onde reuniu Subprojetos de Biologia, Física, História e Sociologia no turno da manhã e os Subprojetos Educação Física, Letras Inglês, Letras Português, Química e Geografia no turno da tarde.

Encontro no campus Torquato Neto.

O principal objetivo das visitas técnicas aos Campi é aproximar as experiências entre Subprojetos.

A Coordenadora do PRP, Profa. Dra. Kátia Magaly Pires, destaca que formação inicial de Professores através do PRP tem erguido reflexões sobre compreensão histórica do Programa, percepção do ser docente, incentivos a interação e inovação metodológica, bem como conotar aspectos humanísticos aos conteúdos abordados em cada Subprojeto e compartilhar experiências e projetos executados em escolas contempladas pelo Programa.

“A expectativa de diminuir os grupos para ampliar as discussões, gerando espaços tranquilos para dar poder de fala aos residentes durante o compartilhar das experiências docentes tem sido positivas nos primeiros encontros realizados. Observou-se já no primeiro módulo o quão existem atividades produtivas em prol da formação inicial docente e na qualidade das metodologias aplicadas em escolas-campo. Assim, os futuros docentes ampliam suas capacidades profissionais e, protagonizam-se na educação”.

Próximas reuniões previstas:
24 a 26 de maio – Campus Bom Jesus e São Raimundo Nonato, Subprojetos de Pedagogia e História;
15 e 16 de junho – Campus Parnaíba, Piripiri e Campo Maior, Subprojetos de Biologia, Interdisciplinar (Sociologia e filosofia), Pedagogia, Letras Português, História, Física e Letras Inglês;
24 e 25 de agosto – Campus Picos, Oeiras e Floriano, Subprojetos de Biologia, Educação Física, Letras Português e Pedagogia.

Confira mais imagens dos eventos: