Programa de Extensão “Biblioteca Móvel” realiza atividade em alusão ao Dia Internacional do Brincar

Por Luana Silva

Em alusão ao Dia Internacional do Brincar, que é comemorado em 28 de maio, foi executado o programa de extensão “Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares“, que  ocorreu  na praça Rui Barbosa, em Campo Maior.

Crianças e os pais se envolveram no projeto de extensão

A ação aconteceu no último sábado (27), com o intuito de
reforçar a ideia de que brincar é um direito de todas as crianças e que atividades lúdicas beneficiam o desenvolvimento em aspectos como a criatividade, a educação, a coordenação motora, o bem estar e a convivência social.

O Programa de Extensão “Biblioteca Móvel: levando a leitura a todos os lugares” teve início em Setembro de 2019 e tem a finalidade de incentivar a leitura, principalmente, junto às crianças que não têm acesso aos livros, além de possibilitar a escolha livre de obras literárias, estimulando a autonomia e o prazer no ato de ler. Há um ano, o programa realiza  atividades livres nas praças da cidade e vem ganhando uma maior expansão e visibilidade, sendo divulgado nas mídias sociais como o Instagram (@bibmovel_uespi).

As crianças podiam também escolher o seu livro preferido para ler

A Professora e  Coordenadora do programa, Ana Gabriela Nunes, enfatiza a relevância das ações realizadas na cidade e realça como são essenciais para o desempenho dos alunos.  “Gostaria de acrescentar que ações extensionistas como essa são de grande importância para a comunidade campomaiorense e para os nossos alunos, que têm a oportunidade de relacionar os conhecimentos teóricos com as atividades práticas, além de ampliar as habilidades sociais, necessárias na interação com o público que irão trabalhar futuramente”, destaca.

Além da leitura de livros, brincadeiras foram inseridas na ação extensionista

O projeto também tem como organizadora a aluna do 7º bloco de Pedagogia, Letícia Maria Nunes, que ressalta a importância da valorização da data comemorativa e a satisfação em proporcionar ações como essas para as crianças da população. “A atividade realizada, neste sábado, em alusão ao Dia Internacional do Brincar, foi muito proveitosa e prazerosa. Valorizar essa data é importante e necessária, em especial, para as crianças, porque levamos alegria, diversão e brincadeiras. Tudo isso valoriza a infância de cada uma. As crianças que chegavam na praça já ficavam animadas para saber o que tinham em cada espaço que organizamos, tivemos muitas opções de atividades, levamos livros, teve contação de história, brincadeiras, pintura no rostinho, música, dança e muita animação das crianças e dos pais. Os pais ficaram maravilhados e agradeceram pelo momento”.

A proposta contempla ações em três níveis: formação inicial com os acadêmicos participantes, que são os discentes do campus inscritos no projeto, com leituras e discussões; e ações na comunidade, como em escolas e ainda atividades mensais nas praças da cidade de Campo Maior.

A ideia do projeto é incentivar a leitura e o conhecimento através dos livros

Nessas ações são  realizadas contação de histórias, incentivo a leitura livre de obras do acervo e, recentemente, foi ampliado para brincadeiras e jogos que estimulam a coordenação motora das crianças.