PROFHISTÓRIA promove palestra “Prática de Ensino de História a Partir de um Quadrinho-jogo”

Por Anny Santos

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do curso de graduação em História de Parnaíba e o Mestrado Profissional no Ensino de História (PROFHISTÓRIA), promove a palestra Prática de Ensino de História a Partir de um Quadrinho-jogo. A palestra acontece nessa sexta (18), às 18h30, de forma online e gratuita, transmitida via YouTube no canal do Núcleo de Pesquisa Cidade, Memória e Patrimônio (NUPECIMP).

A palestra será ministrada pelo produtor do quadrinho-jogo Grifos, professor Mateus Buffone, com o intuito de abordar o uso de materiais paradidáticos, como o próprio material produzido por ele, no ensino de História Antiga. A palestra tem como função principal a formação pedagógica, portanto o público alvo são professores e estudantes de licenciatura, especialmente da área de história e humanidades. Porém, como o jogo é de caráter lúdico, a palestra pode ser interessante para qualquer pessoa da comunidade acadêmica.

A iniciativa surgiu de uma constante demanda dos alunos do curso de graduação em História, que é uma licenciatura, bem como dos mestrandos-professores do PROFHISTÓRIA, que desejavam utilizar materiais e técnicas didáticas novas e desafiadoras. O emprego de novas metodologias no ensino de história poderá contribuir para que novas estratégias pedagógicas sejam praticadas pelos futuros professores, contribuindo também com sua formação profissional.

“Como conhecíamos a excelente qualidade dos projetos da Fundação Cultural de Curitiba, que financia e disponibiliza materiais gratuitos por meio de seus editais de fomento, encontramos o projeto Grifos de autoria do professor Matheus Buffone, que se propunha a produzir um quadrinho-jogo para o ensino de História Antiga. Entramos em contato e ele se disponibilizou a contribuir com nossa instituição com uma palestra. Com isso fizemos uma parceria com ele e a Fundação Cultural de Curitiba para distribuir gratuitamente o quadrinho-jogo Grifos. Serão sorteadas 20 edições do material para aquelas pessoas que estarão participando da palestra”, pontua o professor de História da UESPI, Fernando Botton.

O professor Fernando Botton também destaca a importância da palestra para que ideias didáticas e inovadoras sejam inspiradas pelos atuais e futuros professores. “Também valerá a pena pela divulgação desse projeto incrível realizado pelo professor Matheus. Contribuindo tanto para a comunidade acadêmica enquanto formação, quanto para a comunidade escolar enquanto a possibilidade de emprego de novos materiais didáticos instigantes, pedagógicos e, principalmente, divertidos”, finaliza.

Acompanhe a palestra no canal.