Professores e egressos da UESPI apresentaram trabalhos científicos nos Estados Unidos

Por Vitor Gaspar

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através dos professores Dario Calçada (Ciências da Computação) e Jaina Calçada (Enfermagem), além de alguns egressos, esteve representada em um Congresso Internacional em San Francisco – Califórnia, nos Estados Unidos, nos dias 11 e 12 de setembro.

Os docentes com a bandeira do Piauí, em solo californiano

O primeiro evento científico do Congresso, intitulado de “Cúpula Internacional Sobre Investigação e Desenvolvimentos de Vacinas”, focou em novidades nas pesquisas em imunizantes desde as pesquisas para a sua geração até processos de vacinação e gestão. No segundo evento, intitulado a “Cúpula Internacional Sobre Enfermagem e Cuidados de Saúde”, que tratou de cuidados em saúde de uma forma geral, os professores Dario e Jaina foram respectivamente o Presidente e Vice-Presidente convidados.

O professor Dário Calçada, durante sua apresentação

O Prof. Dr. Dario Calçada ministrou uma palestra de abertura do evento de cuidados em saúde, intitulada “Tomada de Decisão Baseada em Dados: Técnicas Essenciais para Cuidados de Saúde”, e também orientou e apresentou o trabalho: “O Uso da Inteligência Artificial para Auxiliar na Tomada de Decisões em Cuidados de Saúde”, com o egresso do curso de Ciências da Computação da UESPI, Igor Alves.

Ambas as apresentações divulgaram algumas soluções baseadas em inteligência artificial que são estudadas na UESPI. Segundo o docente Dario Calçada o enfoque das pesquisas difere do convencional, onde foi desenvolvida uma inteligência artificial explicável, capaz de fornecer razões claras para suas decisões. Além disso, os dois demonstraram como essa abordagem é fundamental, especialmente para aprimorar os cuidados na área da saúde, incluindo o uso de prontuário eletrônico inteligente e a gestão administrativa dos serviços de saúde. O professor também destaca a sua satisfação em participar dos eventos:

“Pela primeira vez, pude participar de um evento internacional nos Estados Unidos, e ainda com a satisfação de ser convidado para ser o presidente e realizar a palestra magna. O contato com professores, pesquisadores e cientistas de universidades do mundo inteiro e de empresas que participaram do evento foi de suma importância para demonstrar toda a potencialidade do Piauí e como conseguimos fazer ciência de alta qualidade”, afirma.

Mais um registro do docente Dário Calçada durante sua apresentação

Para o egresso do curso de Computação, Igor Alves Leandro, que atualmente também é fundador e CEO da StartUp piauiense Higia Health Technology (www.higiatec.com.br), o evento superou todas as expectativas. “Fiquei muito feliz em saber que lá no Piauí conseguimos gerar soluções de alta qualidade científica e que podem auxiliar na saúde de várias pessoas no mundo inteiro”.

A Prof. Msc. Jaina Calçada, enfermeira e também egressa da instituição, apresentou o resultado de suas pesquisas intitulada “Análise de Dados de Vacinação Infantil no Brasil Usando Técnicas de Inteligência Artificial”, além de ter sido mediadora de uma sessão temática do congresso.

O objetivo da pesquisa foi avaliar a cobertura vacinal no Brasil nos últimos 10 anos, de 2013 a 2022, incluindo o impacto da pandemia. Foram utilizadas técnicas de inteligência artificial explicável para analisar padrões nas coberturas vacinais. A pesquisa confirmou a queda na cobertura vacinal devido à pandemia e identificou quedas anteriores para algumas vacinas, além disso, houve o a análise de certas vacinas com variações na cobertura.

“Os eventos científicos são uma excelente oportunidade para os profissionais terem acesso a informações atualizadas e ampliarem seus horizontes. Pois, é um espaço onde o profissional pode ter contato com influências externas, fazer conexões significativas, encontrar ideias e estratégias valiosas que podem ser implantadas em sua prática”, afirma a professora Jâina Calçada.

A professora Jaina Calçada durante sua apresentação

Os docentes também apresentaram juntos o trabalho “The Vital Importance of Using Data in the Management  of Primary Care Units in Brazil”. A egressa Amanda Gonçalves também participou do Congresso como ouvinte.