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Professora e aluna desenvolvem projeto de pesquisa “Alfaletrar na Educação Infantil: Reflexões curriculares da BNCC”

Por Giovana Andrade

Professora e aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia da UESPI, campus de Professor Possidônio Queiroz, em Oeiras, desenvolvem o projeto “Alfaletrar na Educação Infantil: Reflexões curriculares da BNCC”.

Segundo a prof. Ana Luiza, Coordenadora do projeto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre o processo de alfabetização e letramento na educação infantil, analisando como ocorre esse processo e fazendo reflexões criticas sobre a Base Nacional Comum Curricular.

De acordo com a docente é de suma importância debater sobre a temática, pois muitos discentes chegam ao ensino médio com fragilidades no processo de alfabetização e letramento. “Refletir sobre isso é fundamental para a formação dos nossos futuros professores. Quando eles chegarem ao mercado de trabalho terão  a consciência de que essas reflexões sobre letramento devem iniciar desde a entrada da criança na escola”.

A discente Maria Rita, voluntária do projeto e aluna do quarto bloco, explica que alfabetizar e letrar são dois processos fundamentais para o desenvolvimento humano, são a base da educação.” Eu, como estudante de Pedagogia, acho que esse projeto será essencial para minha formação. Na Educação Infantil, que é a área em que eu desejo atuar, existem muitos desafios, então nada melhor do que desde cedo já buscar compreender e entender melhor esse mundo, para que, futuramente, eu possa ser uma profissional que faça meu trabalho com excelência e da melhor forma possível”.

Ela ainda destaca que cada pesquisa feita sobre esses temas é muito importante, pois, a cada ano, a educação, as metodologias de ensino mudam e evoluem. “Este projeto contribui para que possamos entender quais os melhores métodos alfabetizadores, os métodos que podem ser desenvolvidos e qual a importância disso para se fazer e garantir uma educação de qualidade”.

O projeto conta com um perfil no Instagram (@pibic.uespi) com o intuito de divulgar todo o processo da pesquisa.