Professora da Uespi é indicada ao principal premio de literatura do pais

Por Giovana Andrade

A professora do curso de Jornalismo do campus Poeta Torquato Neto, Daiane Rufino, juntamente com sua irmã, a professora Maria Helenita Rufino, egressa do nosso curso de Ciências Biológicas, receberam a indicação para o Prêmio Jabuti, o mais importante concurso literário do Brasil, promovido pela Câmara Brasileira do Livro.

Daiane Rufino e Maria Helenita, irmãs coordenaram projeto de formação de novos autores na cidade de Ipiranga do Piauí.

No ano de 2023, o prêmio atinge sua 65ª edição. As duas estão concorrendo na categoria Fomento à Leitura com o projeto intitulado “Ipiranga 60 anos – história, memória e cultura de um povo” desenvolvido entre os anos de 2021 e 2022 no município de Ipiranga do Piauí, região Sudeste do Estado.

37 autores da cidade de Ipiranga do Piauí foram formados pelo projeto.

Ao todo, foram conduzidas 200 entrevistas, envolvendo um total de 240 participantes no projeto. Essa iniciativa contou com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação do Município. O prefeito da cidade Elvis Ramos e o secretário de Educação de Ipiranga, Gilberto Vieira encaminharam o livro produzido pelos participantes do projeto para as escolas e bibliotecas, como instrumento de uma educação contextualizada nas experiências históricas do município.

Incentivando a escrita e a pesquisa histórica, o projeto buscou revisitar à ancestralidade da população local, a partir de relatos de memórias de seus moradores. “Buscou-se elaborar uma narrativa histórica contada por olhares diversos, onde a população teve a oportunidade de dizer o que considerava importante no percurso de constituição da própria cidade”, descreve Daiane Rufino.

Ainda de acordo com ela alguns diferenciais tornaram o projeto muito singular: o primeiro deles, a oportunidade para que cidadãos comuns de um município do interior do Nordeste se tornassem autores de um livro e, segundo, o incentivo à população desta cidade a ler uma obra literária sobre sua própria história. “Entre os resultados mais impactantes do projeto estão os depoimentos de moradores dizendo que leram um livro pela primeira vez na vida e isto é emocionante, é gratificante”.

Sr. Joaquim Borges do Rego, 94 anos, lendo sobre sua cidade e sua própria história no livro que teve sua filha como uma das autoras.

Sobre o Prêmio Jabuti:

Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL, com o interesse em premiar autores(as), ilustradores(as), livreiros(as), editoras e gráficas que se destacassem a cada ano.