UESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Professor da UESPI destaca-se entre os cientistas mais influentes do mundo

Por Roger Cunha 

Laécio Santos Cavalcante, professor e pesquisador da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi destacado, pelo segundo ano consecutivo, entre os cientistas mais influentes do mundo. O reconhecimento faz parte de um ranking global elaborado pela editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford, que reúne os 2% dos pesquisadores mais citados. “Essa seleção, baseada em dados de mais de 9 milhões de cientistas utiliza parâmetros como citações padronizadas, índice h, e um indicador composto. Os dados de carreira são atualizados anualmente, refletindo o desempenho do ano anterior”, explicou Laécio Santos.

Professor e pesquisador Laécio Santos, da UESPI, está entre os cientistas mais influentes do mundo.

O levantamento inclui os 100.000 cientistas mais bem pontuados, com e sem autocitações, e é dividido em 22 grandes áreas do conhecimento e 176 campos específicos, com informações da plataforma Scopus, a maior base de dados de literatura revisada por pares. Além do prof. Laécio, outros cinco pesquisadores piauienses da UFPI também integram a lista: Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Anderson de Oliveira Lobo, Edson Cavalcanti da Silva Filho, Edvani Curti Muniz e Paulo Michel Pinheiro Ferreira.

O professor e pesquisador Laécio Santos  destacou o quanto é gratificante ser incluído, por duas vezes, no ranking internacional dos pesquisadores mais citados no mundo. “Esse reconhecimento representa o mérito do meu trabalho e a valorização científica pela comunidade de pesquisa global. Meus trabalhos de pesquisa experimental são lidos e muito citados”, afirmou. Ele também explicou que foi incluído pela primeira vez no ranking em 2019. “Naquela época, o ranking foi publicado na revista PLoS Biology. Meu nome apareceu na lista que reúne os pesquisadores mais citados do mundo. E essa posição de destaque foi mantida nos anos seguintes, em 2020, 2021, 2022, 2023 e agora em 2024”, ressaltou Laécio, evidenciando a continuidade de seu impacto científico.

Novo ranking dos melhores cientistas do mundo

O Reitor da UESPI, Professor Doutor Evandro Alberto, destacou a importância desse reconhecimento para a instituição. Segundo ele, a presença de um pesquisador de destaque mundial motiva outros docentes e estudantes a buscarem a excelência acadêmica e científica. “Primeiro pela motivação, então o professor Laércio Santos está entre os maiores pesquisadores do mundo, é uma referência para a nossa Universidade Estadual, é uma referência para o estado do Piauí e ele, sem sombra de dúvidas, traz uma motivação para o nosso uespiano”, declarou o Reitor.

Apesar das dificuldades enfrentadas pela produção científica no Piauí, Prof. Laécio tem intensificado seus esforços. “Estou focando em parcerias estratégicas para superar as limitações e contribuir para o avanço da ciência no estado. Tenho me dedicado a fortalecer parcerias com os professores do Grupo Geratec, GrEEteC, e UNIFESP”, explicou. Essas colaborações têm sido essenciais para o desenvolvimento de novos materiais em áreas de pesquisa relevantes. “Estamos trabalhando em projetos que aumentam o armazenamento de energia por meio de supercapacitores e baterias, além de estudos em fotocatálise para a degradação de poluentes orgânicos, como fármacos, pesticidas e corantes”, completou Laécio.

O professor acredita que seu reconhecimento internacional pode ser uma fonte de inspiração significativa para os novos pesquisadores do Piauí e do Brasil. “Esse reconhecimento pode incentivar os novos alunos a se tornarem futuros pesquisadores de alto impacto na ciência”, afirmou, compartilhando sua vasta experiência na formação de pesquisadores. “Já orientei muitos alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado ao longo da minha carreira. Atualmente, tenho vários alunos na graduação”, destacou. Prof. Laécio Santos também enfatizou que o impacto desse reconhecimento vai além de sua trajetória pessoal. “Espero que eles vejam esta notícia e sejam influenciados a estudar mais, ler mais, pesquisar mais e encontrar novas soluções na área de Química de Materiais Inorgânicos”, completou o professor.

Laécio Santos, professor e pesquisador da UESPI / Imagem: Instagram da FAPEPI

O Reitor da UESPI também enfatizou a satisfação e o orgulho de contar com um pesquisador de renome internacional colaborando com a UESPI, destacando o impacto positivo que isso tem na comunidade acadêmica. “Nós temos vários pesquisadores, o Laércio é um deles, o que já tem sucessivamente se destacado em nível mundial como um dos maiores e mais citados pesquisadores no mundo, o que traz para a gente uma satisfação e um motivo de orgulho muito grande. Então, ter uma referência dessa na nossa instituição reflete um pouco daquilo que ela tem como missão”, afirmou.

Prof. Laécio Santos também destacou a importância do apoio da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí) para o avanço de suas pesquisas. “O auxílio da FAPEPI na área de materiais modificados para foto catálise foi crucial. Ajudou uma aluna de mestrado a obter seu título e a ganhar prêmio em workshop da UFPI”, ressaltou. Atualmente, ele continua desenvolvendo projetos com o apoio da FAPEPI. “Tenho um aluno de Iniciação Científica que dará continuidade à pesquisa sobre a purificação de água, utilizando um sistema de argila otimizada e nano cristais de tungstato de prata”, explicou.

Professor da Uespi tem mais de seis mil citações em pesquisas no campo da Química - Governo do Piauí

Professor Laécio Santos é um dos maiores pesquisadores do Estado do Piauí / Imagem: Internet

Prof. Evandro Alberto destacou ainda como o trabalho de Laécio Santos Cavalcanti contribui diretamente para o avanço da pesquisa dentro da UESPI, incentivando novos estudos e parcerias entre pesquisadores. “O Laércio faz parte de grupos de pesquisa, isso reverbera na universidade e traz incentivos aos estudantes e aos colegas de profissão. Então, para nós é um motivo de muita alegria saber que a Universidade Estadual do Piauí tem um dos pesquisadores mais citados no mundo pela sua referência, pelo seu trabalho, pelas suas pesquisas, pela grande quantidade de investigações científicas que ele realiza”, completou o reitor, parabenizando Laércio por mais essa conquista.

Por fim, o professor Laécio Santos revelou seus próximos passos. “Estou avançando no desenvolvimento de novos materiais para eletrodos de super capacitores, aumentando sua eficiência no armazenamento de energia”, afirmou. Ele também mencionou uma parceria com o professor doutor Reginaldo da Silva Santos, da UESPI, para a aplicação prática desses dispositivos. “Além disso, estou envolvido em pesquisas para desenvolver novos biomateriais para reparação óssea com o professor doutor Antônio Luiz Martins Maia Filho”, concluiu, destacando o potencial de suas pesquisas para impactar diversas áreas, desde o armazenamento de energia até a saúde.