PROFBIO da UESPI realiza I Mostra de Práticas Pedagógicas Investigativas em Ensino de Biologia

Por Anny Santos

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) promove, com apoio dos docentes do curso, a “I Mostra de Práticas Pedagógicas Investigativas em Ensino de Biologia do PROFBIO/UESPI”. O evento acontece de 04 a 06 de agosto, através do Youtube e da plataforma Google Meet, e disponibiliza um certificado de 16h. Os links para participação serão enviados nos e-mails informados durante o ato de inscrição.

Além da divulgação do material produzido ao longo do semestre pelos mestrandos, o evento visa permitir a troca de saberes e de experiências vivenciadas por docentes, egressos, mestrandos e graduandos na área de ensino de ciências biológicas da UESPI. Na oportunidade, serão selecionados e reunidos os melhores trabalhos desenvolvidos no âmbito do PROFBIO/UESPI para indicação à Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza que acontece em setembro.

Francielle Alline Martins, professora e Coordenadora Local do PROFBIO/UESPI, afirma que o evento gratuito proporciona aos participantes o conhecimento de metodologias de ensino ativas que tornam as aulas mais atrativas e enfatizam o protagonismo do estudante, fazendo dele o principal agente na sua aprendizagem.

“Eventos como esse são importantes para promover a integração da graduação, pós-graduação e a comunidade. Esperamos realizar outros, ao final de cada semestre, sempre levando para a comunidade aquilo que melhor produzimos no PROFBIO. A valorização do ensino escolar passa pela inovação no modo de ensinar e o alunos pode e dever ser o protagonista nesse processo, é isso que pretendemos mostrar”, pontua.

De acordo com a Coordenadora o PROFBIO da UESPI recebe professores do Piauí, Maranhão, Pernambuco e Ceará. Ao todo 60 mestres já foram formados e outros 45 estão em processo de formação. O curso pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos, através da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs), sendo esse “conhecimento construído” associado à transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de Biologia.

“Semestralmente os mestrandos devem aplicar o conhecimento aprendido nas disciplinas do curso na própria escola em que lecionam. Observamos que a cada semestre a qualidade do material produzido tem sido melhor, aí nos veio a pergunta: Por que não divulgar o material produzido pelos mestrandos? E assim nasceu a ideia da realização do evento”, finaliza.

04/08 (Quinta-feira)

19h – Palestra de Abertura

05/08 (Sexta-feira)

08h – Palestra I: Dr. Anderson Vilasboa de Vasconcellos (UERJ)