PET Química da UESPI promove palestras e interações com alunos do curso no auditório do Geratec

Por Vitor Manoel

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Programa Tutorial de Química (PET-QUÍMICA) promove o evento Café com Química com o tema “A Química do Cotidiano” em alusão ao Dia do Químico comemorado no último mês.

Alunos do curso de Química presentes no auditório do Geratec da UESPI acompanhando a fala do Prof. Dr. João Nery

O encontro conta com interações, palestras para crescimento profissional, além do sorteio de brindes para os participantes. Com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de Licenciatura Plena em Química e do Bacharelado uma visão de mercado, trazendo perspectivas e debates sobre o meio na atualidade, a ação reuniu discentes de todos os blocos da UESPI e de outras instituições, entregando certificado de 10 horas para os participantes após a conclusão.

A ação reúne interações e partipacões especiais, como o representante do Conselho Regional de Química Prof. Dr. João Samy Nery de Souza trazendo o tema da importância da organização dos profissionais de Química, o Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz Júnior, coordenador do Programa de Pós Graduação em Química apresentando as linhas de pesquisa oferecidas pelo setor, o Prof. Dr. Reginaldo da Silva Santos, egresso do curso e professor pesquisador da UESPI mostra a sua trajetória de 21 anos dedicados ao meio e as professoras doutoras Benilde Moraes e Rita de Cássia trazem as diferenças entre os caminhos da licenciatura e do bacharelado.

Segundo a organizadora do evento, Profa.Dra. Valéria Teixeira, Tutora do PET Química o evento vai permitir uma grande oportunidade para o alunado. “Essa reunião é de suma importância, pois auxilia os alunos na busca por saber quais as áreas de atuações que o químico pode exercer, mostrando o que ele deve fazer, quais os caminhos para seguir como bacharel, licenciado, norteando os discentes a compreenderem o caminho da pós-graduação, do mestrado e doutorado”, finaliza.

A discente do 3º Bloco, Isabel Thalita destaca que a promoção desse evento é fundamental para a interação entre os alunos e os profissionais da área. ” Essas palestras nos ajudam a ter um norte dentro do nosso meio, pois é natural que ainda exista algumas dúvidas entre a gente sobre os caminhos a seguir. É uma boa oportunidade também pelo fato de que ao final de cada palestra teremos um momentos para fazer perguntas aos participantes, esclarecendo as dúvidas que ficarem”.

O evento organizado pelo PET Química auxiliou os alunos do curso a conhecerem melhor o mercado de trabalho

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.