Ouvidoria da UESPI apresenta encerramento de 98% das manifestações

Por Anny Santos

Entre janeiro de 2020 e julho de 2022, a Ouvidoria da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebeu 400 (quatrocentas) manifestações através do e-mail ouvidoria@uespi.br, totalizando 392 encerradas até o momento, equivalente a 98%.

De acordo com o Ouvidor da UESPI, Professor Dr. José Luiz Silva Sá, a comunidade acadêmica, alunos, professores e servidores, possuem o direito de manifestar-se quando necessário perante a Administração da UESPI. Essas manifestações devem ser ordenadas, avaliadas e encaminhadas aos órgãos competentes para as devidas deliberações.

“A forma correta destas ações é apresentar as manifestações à Ouvidoria, porque é o órgão responsável em fazer a ponte entre a comunidade e a Administração da Universidade. Além de promover o acompanhamento perene da Ouvidoria Geral do Estado”, ressalta.

Segundo ele, graças ao apoio e confiança das pessoas que fazem a Administração a UESPI as portas de todos os departamentos continuam abertas para responder às demandas da Ouvidoria. “Tanto a Ouvidoria trabalha na melhor maneira de encaminhar e acompanhar os processos, quanto a Administração trabalha em acelerar as respostas. Posso destacar que, uma vez que nós fomos convidados a esclarecer e orientar questões mais delicadas, fomos bem recebidos e nossas opiniões consideradas em conselhos e colegiados”, finaliza.

A Ouvidoria da UESPI é um Órgão Executivo Suplementar vinculado à Reitoria, responsável pelo tratamento das manifestações dos usuários sobre os serviços prestados pela Universidade, com a missão de aproximar a gestão da UESPI a todos os cidadãos, com ou sem vínculo com a Universidade, colaborando para seu melhor desempenho.

Como funciona a Ouvidoria?

A sede da ouvidoria da UESPI fica localizada no  Centro de Ciências da Natureza (CCN), campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O procedimento pode ser realizado de três formas: por e-mail da Ouvidoria da UESPI (ouvidoria@uespi.br); através do site do Sistema de Ouvidorias do poder Executivo Estadual (e-ouv, http://eouv.pi.gov.br), onde é possível registrar qualquer tipo de manifestação: reclamações, solicitações, denúncia e etc; e através do Serviço de Informação ao Cidadão (e-sic, ttps://acessoainformacao.pi.gov.br/sigep), que é dedicado a solicitação de informações.